bem-vindo
campanhaagasalho2018b_940x160
940x160colseletiva2018
940x160iptu5parc

Concurso de reciclagem de óleo de cozinha vira projeto contínuo da prefeitura de Maracaju

thumbnail_img_3837
A prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Assistência Social e Acomma – Associação Comunitária das Mulheres de Maracaju -, realizou a campanha “Acomma recicla seu óleo”. A ação foi idealizada pela secretária da Acomma, Andréia batista, que é Bióloga, com apoio da primeira-dama do município, Leila Gonçalves Azambuja e demais envolvidos, e teve como objetivo incentivar alunos da rede municipal, estadual e particular a arrecadar óleo de cozinha usado para a competição que ofereceu premiação para as três primeiras colocadas.
Os participantes conseguiram arrecadar um total de 3.850 litros de óleo. A escola vencedora foi a unidade Educar para Crescer, que ficou com o prêmio principal de cinco mil reais em equipamentos e mais dois mil e quinhentos reais para os alunos converterem em atividade de lazer.

thumbnail_img_3838
O segundo lugar ficou com a escola José Pereira da Rosa, que recebeu um bebedouro, e a terceira colocação foi da Escola João Batista Lino Braga, tendo como premiação um microcomputador. Os prêmios foram oferecidos pela Prefeitura de Maracaju.
Com o material arrecadado, a Secretaria de Assistência Social ofereceu às mulheres da Acomma o curso de produção de sabão usando o óleo como matéria prima. “Nós temos como objetivo buscar capacitação e cursos para que essas mulheres pratiquem uma atividade de ocupação e rentabilidade, e esse curso ofereceu a elas a oportunidade de utilizar este material para uma renda extra. Além disso, temos a parte ecológica, onde inserimos nossos alunos a promover o descarte correto deste material tão prejudicial ao meio ambiente”, releva a primeira-dama Leila.

thumbnail_img_3840
SUCESSO
Com o sucesso do concurso entre as instituições de ensino e a grande quantia de óleo arrecadado, tornou-se realidade um sonho antigo da secretária de Assistência Social, Ilma Aquino, de oferecer às mulheres da Acomma um curso de produção de sabão, usando como matéria prima o óleo de cozinha usado.
O prefeito de Maracaju, Dr. Maurílio Azambuja, através da solicitação da primeira-dama Leila, decidiu tornar a arrecadação de óleo de cozinha um projeto contínuo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. “Ficamos impressionados com a quantidade de óleo arrecadado em tão pouco tempo pelas escolas, e pensamos na possibilidade de tornar isso um projeto. Graças a sensibilidade e visão do nosso prefeito, foi solicitado que a Secretaria de Desenvolvimento dê continuidade permanente na arrecadação, estendendo a toda comunidade. Para nós é uma alegria muito grande poder proporcionar atividade para as mulheres através da produção de sabão e colaborar para que este material não seja descartado de forma errada na natureza” reforça Leila.

thumbnail_img_3839