Dia 19 de março é o dia mundial do artesão

dsc_3402

dsc_3453

A profissão de artesão requer algum tipo de habilidade para que a pessoa possa fabricar produtos com um processo manual, ou com a ajuda de ferramentas. Este profissional produz itens de artesanato, com função decorativa, e é dessa forma que ele tira a sua renda.
Dependendo de qual a maneira que eles usam para produzir seus produtos, estes profissionais podem ser divididos em três categorias: o artesão-artista, que trabalha com criatividade; o artesão-artesão, que trabalha com diversos itens em série; e o artesão semi-industrial, que utiliza processos semi-industriais para reproduzir dezenas de peças iguais.
Em Maracaju a atual administração t e m uma parceria muito próxima com a associação, que foi criada em Março de 2102. Em 215 o prefeito Maurílio deu posse a segunda diretoria que assume o comando do artesanato no município. Nesta dada também foi feita a entrega e inauguração da reforma e readequação da Casa do Artesão de Maracaju, a obra foi possível graças a mais uma parceria da prefeitura e câmara municipal. O novo espaço proporciona melhor condições de trabalho e conforto aos consumidores, além de um ambiente mais bonito e aconchegante. Nesta segunda feira (20), o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, acompanhado da primeira Dama Leila Gonçalves Azambuja e Josi Ortiz participaram de um almoço no conviver para os artesãos em homenagem a seu dia.
Prefeito Maurílio Azambuja falou da importância que tem para a comunidade a classe de profissionais, ele lembrou ainda das parcerias feitas com os artesãos que visa melhorar cada dia a mais a profissão, disse também que continua aberto as parcerias.
Por: Paulo Roberto
Foto: Graci Sulzback