bem-vindo
servicos
aniversario-maracaju-93-anos
campanha_dengue
outubro-rosa

Saúde do Adolescente programa vai até as escolas

dsc_0635

Roda de Conversa, foi esse o tema; usado pelo Conselho Municipal de Saúde no encontro realizado em Maio de 2017,onde reuniram profissionais de saúde e a comunidade para discutir saúde pública no Município.
Na Roda de Conversa surgiu a necessidade de um trabalho preventivo junto aos jovens e adolescentes. De acordo com as informações passadas pela Secretaria de Saúde dois pontos chamam a atenção, o número de adolescentes grávidas, chamadas de gravidez precoce que envolve adolescentes de 13 á 18 anos, e aumento de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a sífilis.
Pensando nisso, a Secretária de Saúde através do Projeto Saúde do Adolescente, coordenado pelo enfermeiro Elson Barbosa da Silva, decidiram fazer junto as escolas do município que tenham alunos acima de 13 anos palestras e orientação, utilização de métodos contraceptivos.
São vários temas ligados ao assunto, além do enfermeiro Elson, Dr Luiz Possi também participa da palestra, dando orientação e falando com os jovens.

dsc_0649

Programa de Saúde na Escola, está inserido no assunto, Dra Vânia Toyokawa Monteiro fala sobre saúde bucal.
De acordo com o médico Luis Possi, hoje são cerca de 60 crianças que nascem no município, destes 18% são de mães com menos de 18 anos, além disso, outro fator preocupante, ainda segundo Dr Luis, esse percentual é também do numero de jovens com sífilis. “ Isso é falta de cuidado, de informação, com apenas o uso de camisinha, ( preservativo) que é grátis, poderia ser evitado. O que é pior, além de não usar preservativo, a troca de parceiros é a maior causa de contaminação de doenças”, disse Luis .
O objetivo do programa é levar ao maior número de adolescentes possíveis essa informação, e mostrar a eles as seqüelas deixadas pelas doenças, e as conseqüências de uma gravidez indesejada, e que os jovens assimilem que, a prevenção é o melhor remédio.
dsc_0643

Por: Paulo Roberto