bem-vindo
servicos
mar_dengue_960x140
transporte-escolar
940x160valdosprof
940x160valorizacaoservidor
940x160mju94anos
campanhaagasalho2018b_940x160
940x160colseletiva2018
940x160queimadas
940x160concursopub2018
940x160carteirinha_idoso
940x160iptu7parcela
940x160setembroamarelo

Serviço de inspeção de Maracaju acompanha a reforma do mini-abatedouro de aves caipira no Assentamento Santa Guilhermina

thumbnail_whatsapp-image-2018-03-03-at-09-25-03-2

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Renata Miranda acompanhada dos técnicos Ednilson L. da Silva (Coordenador das Políticas Ambientais), Mariana Quadros (agente de desenvolvimento) e Tiago Corrêa (Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju), realizaram no dia 02 de março uma visita no Assentamento Santa Guilhermina.

Por meio do técnico Tiago, o Serviço de Inspeção visitou os produtores de frango caipira no assentamento Santa Guilhermina para acompanhar as obras de adequação do mini-abatedouro de aves caipira que está sendo implantado no assentamento.  O projeto de produção do frango caipira para 24 famílias está sendo desenvolvido pela equipe técnica da Incubadora tecnológica de Cooperativas da Universidade Federal (ITCP/UFMS) que está atendendo os produtores desde janeiro de 2016, após assinatura do termo de cooperação entre a prefeitura de Maracaju e a UFMS, por um período de cinco anos.

O frango caipira foi o projeto escolhido pelas famílias para iniciar a incubação. Após se inscreverem para receber a assessoria técnica, as famílias foram capacitadas. Atualmente, 24 famílias estão no processo de formação para organização da cadeia produtiva do frango caipira e o espaço para abater as aves quando da finalização do processo formativo, está sendo acompanhado pela inspeção do município e tem capacidade para abate de 500 aves dia.

Após a finalização da obra e liberação do alvará de funcionamento, as famílias poderão sob a orientação técnica da UFMS e supervisão do serviço de inspeção, comercializar sua produção no munícipio, voltado inicialmente para a merenda escolar, PNAE e mercado local.

A prefeitura tem apoiado a organização dos produtores com disponibilização de técnicos e de recursos materiais, como o disponibilizado para reforma do espaço de abate provisório. Objetivando aumentar o numero de produtores de frango caipira no município, o prefeito Maurilio Azambuja, já conseguiu recursos para construção de um abatedouro municipal, que após sua implantação com o selo de inspeção estadual, permitirá a comercialização da produção em todo o Estado do MS.

O Departamento Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem acompanhado as ações de formação e fomentado a execução das etapas de planejamento dos técnicos da UFMS em todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no Assentamento Santa Guilhermina.

O Serviço de Inspeção Municipal é o órgão que regulamenta e fiscaliza a industrialização de produtos de origem animal e após a visita na obra do mini-abatedouro do assentamento Santa Guilhermina, os técnicos da Inspeção definiu junto com a UFMS e produtores, o inicio das capacitações que serão mensais em inspeção de Frango, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO).

A Secretária Renata disse, “A parceria da UFMS com as famílias trás conhecimento, uma nova visão de crescimento e perspectiva para o futuro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apóia e acredita neste projeto e se coloca sempre a disposição destas famílias.”

thumbnail_whatsapp-image-2018-03-03-at-09-25-03-3

Por: Paulo Roberto