A valorização profissional e a qualidade de ensino na Rede Municipal de Educação de Maracaju.

 

            No dia 14 de maio dando continuidade a parceira com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul iniciada em 2018, a Secretária de Educação  Cleoerdes Fatima Barbosa Carneiro e professor Doutor João Mianutti – Pró-reitor de Ensino apresentaram a proposta de formação continuada para os 79 professores das áreas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, que terá início no segundo semestre de 2019.

            A meta da Secretaria Municipal de Educação é oferecer formação continuada para 100% dos profissionais até 2020, visando com isso a valorização profissional e a qualidade de ensino. Para que efetive os indicadores de qualidade estão sendo realizadas parcerias com Instituição de Ensino Superior, investimento em recursos humanos, preparatório para o ingresso na pós-graduação, formação continuada e monitoramento do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

            As ações de formação continuada estão respaldadas na Lei de diretrizes e Base da Educação 9394/96 no Art. 62, Parágrafo único que garante a formação continuada para os profissionais, Plano Municipal de Educação/PME – META 2 – Ensino Fundamental, na estratégia 2.8 que assegura a oferta de formação continuada em serviço ME – Meta 16 e 17 – Garantir para todos os professores formação continuada.

             A secretária de Educação Cleoerdes Fátima Barbosa Carneiro acredita que a formação continuada em serviço e o ingresso em programas de pós-graduação lato senso e stricto sensu  poderão contribuir para que ocorra praticas pedagógicas atraentes aos alunos,  diminuição da evasão e com isso contribuir para a qualidade da educação.