Acontece neste domingo mais uma fase de escolha de Novos Conselheiros Tutelares de Maracaju.

 

Acontece neste domingo mais uma fase de escolha de Novos Conselheiros Tutelares de Maracaju.

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA/Maracaju, em parceria com Ministério Publico, através de uma Comissão Especial Eleitoral deste o mês de maio vem coordenando e realizando as ações do Processo de eleição dos novos Conselheiros Tutelares de Maracaju.

A Comissão é presidida pelo Presidente do CMDCA – o Conselheiro Volnei Rogerio Lange, tendo como Vice-Presidente a Conselheira Marcelli Cristaldo Louveira e na secretaria Aparecido Jose Damaceno, também fazem parte os Conselheiros Rosane de Fatima Wulff, Talissa Sestito Bullio, Olivia Regina Baches, Joneci Alvarez Rodrigues Zini e Claudia Somavila Konageski.

O processo de eleição dos Conselheiros Tutelares é realizado pelo CMDCA, tendo total acompanhamento do Ministério Publico amparado pela Lei Federal nº 8.069/1990 (ECA-Estatuto da Criança e Adolescente) e Lei Municipal nº 1.891/2017, seguindo um Calendário que teve inicio no mês de maio e vai até janeiro de 2020.

Os Conselheiros Tutelares tem mandato de 04 anos, passando por um longo processo de escolha que vai desde sua inscrição no processo, exigindo uma serie de documentos para comprovação de sua idoneidade, avaliação de conhecimento especifico na área da criança e adolescente, e por final uma eleição, onde a população escolhe por voto secreto os 05 Conselheiros e suplentes mais votados.

Até o momento já foram realizadas as seguintes ações: 1) Escolha da Comissão Eleitoral, 2) Inscrição dos Candidatos, 3) Fases dos Recursos, 4) Homologação das Candidaturas.

Neste final de semana dia 04 de agosto, às 08 horas na Escola Municipal João Pedro Fernandes  acontecerá mais uma etapa do Processo de escolha dos Conselheiros, o Exame de Conhecimento Especifico.

Teremos a participação de 52 candidatos inscritos, que estarão realizando Prova, para continuar no Processo Eleitoral e disputar as Eleições no dia 06 de outubro, deverão ter aproveitamento de 70% de acertos das 25 questões que irão compor o caderno de prova.

Abaixo as normas para o dia do Exame de Conhecimento:

*Dia 04 de agosto de 2019, domingo, no horário das 08:00 as 12:00 horas, na Escola Municipal João Pedro Fernandes localizada na Rua Dracena, nº 101, Centro, Maracaju/MS.

*Os portões serão abertos as 7:30 horas e fechado as 08:00 horas, sem tolerância.

*Deverão apresentar no ato da entrada um documento com foto.

*Não será permitido o uso de celular, relógio, boné e qualquer uso de aparelho eletrônico.

*O Candidato deverá estar munido de caneta esferográfica na cor preta/transparente.

A Comissão Eleitoral, juntamente com Ministério Publico, está cuidando de todos os detalhes, para que mais está etapa do processo seja realizada com sucesso e transparência.