Dengue controlada em Maracaju, mas existe foco de larva

thumbnail_20181025_074712_resized

Mario Zn Coordenador de Endemias foi o entrevistado de hoje no programa Primeira Hora da Rádio Cidade FM, segundo Mario, hoje o controle realizado pelos agentes através do LIRA que é o levantamento rápido do índice de infestação, ou seja, de forma rápida e segura através de estudos estatísticos e probabilidade consegue-se medir o risco de epidemia de uma cidade.
Com o LIRA consegue-se o índice de infestação de forma rápida e divido por extrato com os bairros e o criadouro predominante em cada área. Com essas informações, conforme o resultado os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito  são direcionados.

Mario disse que a Dengue em Maracaju está sobre controle, mas existe ainda a preocupação, foram encontrados  focos da larva do mosquito em alguns bairros. Ele pediu a colaboração e atenção da comunidade, no sentido de manter sempre seu quintal limpo, e prestar atenção nos mínimos detalhes. “ Além das chuvas, chegamos no final do ano época de férias, antes viajar, tampe vaso, caixa de descarga, caixa de água, ralo do banqueiro, tudo isso é prevenção. Se fizer uma vistoria uma vez por semana bem feita no quintal é o que basta”, disse o Coordenador.

Ele pediu ainda para a população a colaboração  com os agentes, eles são profissionais identificados com uniformes e crachás, todos são   capacitados para levar informação e  orientação de como agir para evita a proliferação do mosquito da Dengue. Agente de Endemias  não é para fazer limpeza de quintal é para orientar a comunidade.