Desenviolamento Econômico realiza palestra capacitação em assentamento

thumbnail_img_3410

No dia 23/04/18 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIMM), representado pelo Médico Veterinário Coordenador Tiago D. Pazza Corrêa, e a Secretaria de Saúde do Município, representada pelo Médico Veterinário do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal Waugles Junior, estiveram no Assentamento Santa Guilhermina para uma Palestra de Capacitação dos produtores de frango que atuarão no Mini Abatedouro que está sendo instalado nas dependências do assentamento.

A palestra teve como tema as Boas Práticas de Manipulação e Fabricação (BPF), que é uma exigência legal regulamentada pela legislação brasileira, onde é composta por um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, tendo como objetivo fundamental instruir e qualificar os manipuladores do Mini Abatedouro.

Um programa de BPF é divido nos seguintes itens; instalações industriais; pessoal; operações; controle de pragas; controle da matéria-prima; registros; documentação e rastreabilidade. Além das questões que envolvem a qualidade dos alimentos, as BPF possibilitam um ambiente de trabalho mais eficiente, contribuindo para a eficácia do processo de produção. São necessárias para controlar possíveis fontes de contaminação cruzada e para garantir que o produto atenda as especificações de identidade e de qualidade, cuja efetividade deve ser analisada por inspeções.

Vale salientar que essas capacitações são de extrema importância para que após devidamente finalizado o Mini Abatedouro, os produtores do Santa Guilhermina possam registrá-lo no SIMM, para que assim consigam a certificação de qualidade de seus produtos, podendo então entregá-los na merenda escolar e também comercializá-los no mercado como um produto inspecionado.

thumbnail_img_3414

por: Paulo Roberto