ECOPONTO – para entrega de lixo eletrônico

depositphotos_175128072-stock-photo-old-computer-electronic-waste-recycling

A produção e o consumo de aparelhos eletrônicos estão em plena expansão graças ao avanço da tecnologia. Porém, a sociedade paga um preço por isso: intenso aumento no volume de “lixo” eletrônico. Esses eletrônicos possuem alguns metais perigosos que podem causar grandes danos ambientais e sociais, tais como contaminação de solo e da água. Deste modo, esses eletrônicos devem ser selecionados e reciclados para aumentar a vida útil dos aterros sanitários, bem como, disponibilizar uma nova utilidade a esses materiais. A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, preocupada com a destinação adequada dos eletrônicos usados, está firmando um convênio com empresa Da Costa Metais Ltda de Naviraí/ MS que realiza a triagem dos eletrônicos e encaminham os mesmos para empresas recicladoras no Paraná e São Paulo.
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Maracaju passou a receber materiais eletrônicos usados, desde o dia 13 de agosto de 2018, atuando como ECOPONTO – Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis. Como, por exemplo: Computadores, Tablets, Monitores, Teclados, Impressoras, Câmeras Fotográficas, Aparelhos de Som, Televisores, Geladeira, Fogão, Micro-onda, Freezer, Rádios, Ar condicionado, Telefones, Celulares e Carregadores.
Os Eletrônicos estão sendo encaminhado para Da Costa Metais Ltda. Nesta empresa é realizada a triagem dos materiais, separação por sua composição: cobre, alumínio e aço e são encaminhados para empresas recicladoras. O aço das sucatas, por exemplo, é destinado para São Paulo e é transformado em um novo aço de qualidade, atendendo, desta forma, a construção civil, indústria, agropecuária e setor automotivo. Algumas sucatas que contém alumínio, cobre, bronze e chumbo, são destinados para 02 empresas recicladoras em Curitiba e Cascavel no Paraná. O alumínio, por exemplo, é reaproveitado quase 100%, derretido ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

lixo_eletronico