IST AIDS realizou ações de mobilizações e palestras

Neste mês de maio o programa IST AIDS já realizou três ações de mobilização, através de palestras, rodas de conversa, orientações e/ou oferta de teste rápido. Abrangemos mais de 300 pessoas. 
No dia (16) a ação foi realizada com universitários da UEMS e ofertado teste rápido no local e informações a respeito do tema;
N dia (23) a ação foi realizada com integrantes do Projeto Conviver, e disponibilizou testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, foi ofertada a vacina contra H1N1. O teste rápido de Hepatite C para idosos é muito importante, pois Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,5 milhão de pessoas não sabem que têm o vírus, é uma doença silenciosa e ate a década de 70 usava-se seringa de vidro no Brasil e agulha reutilizável — o que contribuiu para a disseminação do micro-organismo. Seringa de plástico só veio depois.

Já no dia (24) aconteceu a palestra na Usina Tonon em Vista Alegre, onde mais de 150 pessoas participaram deste momento, foi falado sobre HIV/AIDS pela Assistente Social Luciana H Schmitt e Sífilis pela Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Franciele Petenon, e sanado as dúvidas dos colaboradores da empresa. Foi enfatizado sobre a importância de realizar os testes rápidos em qualquer unidade de saúde.