Maracaju ganha Centro Atenção Psicossocial

Com a presença de secretários, vereadores, ministério público e todos os setores ligados a área de saúde e segurança; o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja Fez a inauguração entrega do prédio do CAPS.
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – terá a função de acolhimento e tratamento dos pacientes na área de saúde mental.
O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Individual específico para as suas necessidades e demandas.
Uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso.
A internação só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS, que também atua nos momentos de crise, nos estados agudos da dependência e de intenso sofrimento psíquico.Secretária de Saúde Elvirana Luchiari apresentou a equipe que já começou a trabalhar, agradeceu a todos que se envolveram na realização do Centro, mas fez um agradecimento especial ao prefeito Maurílio “ prefeito sabia da necessidade, mas assim como nos, não sabia como e de que forma o CAPS, iria funcionar, mas acreditou e permitiu como um líder que é de que nós montássemos a estrutura e a equipe, e agora está aí, e passa a ser um suporte importante na vida das famílias que precisam desse apoio tão necessário para a recuperação dos seus entes queridos”, disse Elvirana.
O promotor de justiça Estéfano Rocha Rodrigues da Silva parabenizou pela ação realizada e disse da necessidade para Maracaju de um centro de atenção. ” Sabemos o grande número de jovens e adolescentes que tem problemas com drogas e muitas vezes buscam uma alternativa para deixar esse mundo, mas não tem o apoio necessário e voltam para a marginalidade e por isso a importância do CAPS para essas famílias”, disse Estéfano.
Presidente da Câmara Municipal vereador Hélio Albarelo, parabenizou a saúde do município por tantas ações benéficas. “ è por este e outros exemplos que Maracaju é destaque na saúde no Estado, a administração do prefeito Maurílio Está de Parabéns por mais esta conquista, um apoio principalmente para as famílias que são as que mais sofrem quando enfrentam este tipo de situação” disse Hélio.
Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja destacou as parcerias e disse que este era um sonho antigo, mas que tudo tem sua hora, e que é preciso, buscar recursos, e fazer tudo da melhor maneira possível. “ Digo que é mais um momento de felicidade,estamos entregando para Maracaju, um pedido da própria população e que hoje sabemos dos problemas psicossocial que atinge as famílias e aqui com a criação do CAPS, vamos oportunizar a todos com profissionais capacitados as medidas necessárias para a busca no solução dos problemas que os aflige no seu dia a dia, está é uma forma de podermos contribuir e amenizar os problemas sócias”, disse Maurílio.