Matéria da Semana do Meio Ambiente

 

 

Em alusão a Semana do Meio Ambiente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, através da Coordenadoria de Política Ambiental – COOPAM com apoio dos Agentes Ambientais do Projeto Ação Jovem, realizaram no dia 05 de junho, a divulgação do Programa de Coleta Seletiva através de panfletagem no centro da cidade de Maracaju.

A divulgação teve como propósito sensibilizar a população quanto a separação adequada dos materiais para que os mesmos sejam destinados a reciclagem.

Nos dias 06 e 07 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente com apoio do Sindicato Rural, trouxe para a ExpoMara 2019 o Espetáculo do Grupo Casa, onde o público alvo foram os alunos de todas as redes de ensino, sendo estas, municipais, estaduais e particulares do jardim ao 5º ano, atendendo 6 escolas e aproximadamente 2.030 alunos.

Misturando a arte do palhaço, da contação de história, do teatro, da música e da poesia, a “Turma do Bagacinho” encantou os alunos transmitindo uma mensagem de cunho ambiental, quanto a sensibilização da separação adequada do material reciclável para acoleta seletiva.

Para finalizar, a equipe da COOPAM ministrou uma palestra, no dia 13 de junho, abordando a temática de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Município de Maracaju, para os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, aproximadamente 40 alunos. A palestra teve como propósito esclarecer aos alunos como funciona o Programa de Coleta Seletiva e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – RECICLA MARACAJU quanto a logística de reciclagem de materiais. Além disso, foi explicado como funciona o gerenciamento da disposição final dos rejeitos e resíduos orgânicos gerados no município, que são acondicionados temporariamente na Unidade de Transbordo de Maracaju e após disposto no Aterro Sanitário de Dourados/MS. 

A SEDEMA através da COOPAM está focada na Divulgação do Programa de Coleta Seletiva, através de projetos voltados para a Educação Ambiental nas escolas, já que o Programa está tendo grande adesão pela população. Vale ressaltar que em 2019 o Programa de Coleta Seletiva está coletando em média  40 toneladas/mês de recicláveis, sendo estes: papel, plástico, metal, vidro e isopor.