19 NOV 2015
Maracaju é exemplo nacional em compras públicas da agricultura familiar

Município participou de painel temático durante o VII Fomenta Nacional realizado pelo Sebrae em Cuiabá-MT

A cidade de Maracaju, considerada exemplo nacional em compras públicas da agricultura familiar, foi uma das três convidadas para participar do painel temático “Boas Práticas em Compras Públicas Municipais”, durante o VII Fomenta Nacional, evento realizado pelo Sebrae nos dias 17 e 18 de novembro, em Cuiabá-MT.

O Fomenta Nacional tem o objetivo de aproximar pequenos negócios, inclusive rurais, dos grandes compradores da administração pública. Nesta edição, foram escolhidos os municípios de Maracaju-MS, Santo Antonio da Alegria-SP e Paragominas-PA, considerados exemplos em todo país na agricultura familiar.

A apresentação de Maracaju foi feita pelo prefeito Maurílio Azambuja (PMDB), acompanhado do Chefe de Licitação, Lenilso Carvalho.

“Nos últimos três anos, realizamos o total de R$ 63 milhões em compras de pequenas empresas e isso nos trouxe um crescimento de 62% no total de empregos”. No mesmo período, o município investiu R$ 1 milhão na agricultura familiar e hoje compra desse segmento em torno de 40% dos alimentos destinados à merenda escolar. “Nossa meta é aumentar a capacidade de produção e chegar a 60%”, revelou Maurílio Azambuja.

O chefe de licitação, Lenilso Carvalho, mostrou que “Maracaju saltou de 20 famílias assistidas na agricultura familiar, em 2012, para 430 em 2015. Das 430 famílias, cerca de 40% estão aptas a fornecer produtos ao município graças ao projeto da prefeitura”. Segundo Lenilso, dos R$ 2 milhões destinados por ano à compra de merenda, a prefeitura quer que R$ 1 milhão seja comprado dos pequenos produtores.

Durante a apresentação, o prefeito de Maracaju destacou aos participantes a metodologia de sua equipe. “Nosso segredo foi a aproximação com o pequeno produtor. Vamos a campo, damos suporte técnico, levamos palestras, tiramos eles da informalidade e incentivamos os editais para que possam ser prestigiados”, revela.

Dentro do mesmo projeto, Maurílio Azambuja apresentou o selo de qualidade dos pequenos produtores que resultou no Prêmio Nacional de Prefeito Empreendedor em 2014. “Criamos o Simpaf, que é o selo de qualidade dos produtos. Este selo, que é fornecido pela prefeitura após uma análise criteriosa dos produtos, inseriu os pequenos produtores no comércio local. Hoje, vários produtos da agricultura familiar estão expostos nos supermercados da cidade”, completa.

Acompanhando a comitiva de Maracaju, o vereador Bruno Barros (PMDB) destacou a credibilidade que o município possui nos projetos de agricultura familiar. “Foi impressionante o interesse dos participantes no projeto da nossa cidade. A maioria das perguntas que foram abertas ao público foi para o prefeito Maurílio, que deu explicações mais detalhadas sobre o processo de inserção desses produtores nas compras públicas. Nossa cidade pode orgulhar-se de ser exemplo nacional nesse setor”, revela o vereador.

SERVINDO DE EXEMPLO

Ricardo da Silva Sobrinho, prefeito de Santo Antonio da Alegria, no estado de São Paulo, ficou impressionado com a objetividade do projeto de Maracaju. Segundo ele, a apresentação foi importante para o programa familiar do seu município. “Nós já trabalhamos com o incentivo a agricultura familiar e percebemos que o projeto do prefeito Maurílio para tirar da informalidade os pequenos produtores é fundamental para que possamos inseri-lo nas compras municipais. Vamos levar toda a experiência do município de Maracaju para nossa cidade”.

Outro exemplo de sucesso de investimento municipal nas compras da agricultura familiar é o de Paragominas-PA. Antonio Maria de Oliveira Barbosa, secretário de Planejamento do município, revelou que o projeto de compras da agricultura familiar dos dois municípios é muito parecido. “Com o apoio do Sebrae, a prefeitura mapeou e organizou os agricultores em associações e cooperativas que passaram a fornecer alimentos para a merenda escolar. Houve capacitações não somente para ensiná-los a melhorar a produção como também a participar das compras públicas. Achei muito interessante o selo de qualidade do município de Maracaju. Vamos apresentar este exemplo em Paragominas para incentivar ainda mais nossos pequenos produtores”.

Cerca de 1200 pessoas, entre prefeitos, secretários, pequenos empreendedores e empresários participaram do painel temático do VII Fomenta Nacional, realizado dias 17 e 18 de novembro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá-MT.