18 NOV 2015
Dia do Conselheiro Tutelar e comemorado com palestra e atividades em Maracaju

Hoje é comemorado em todo o Brasil o dia do Conselheiro Tutela,r em Maracaju na manhã deste dia 18 de novembro; foram realizadas atividades em comemoração ao dia do Conselheiro Tutelar.

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em Julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Um Conselheiro Tutelar deve lutar pelos direitos das crianças e adolescentes da sua comunidade. Este cargo público implica exercer o papel de educador e orientador dos mais jovens, criando iniciativas que potenciem o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Deve ter um apurado sentido de ética e determinação para gerir conflitos que possam aparecer durante o seu trabalho. O primeiro conselho tutelar foi criado pelo ex-prefeito de Maringá no Paraná Ricardo Barros.

Nas atividades em Comemoração ao dia do Conselheiro Tutelar foi realizada uma apresentação cultural com os alunos do projeto Ação Jovem e com a Banda Mirim Louvor Eterno, além  de debates e mesa redonda , com palestra sobre atribuições e Desafios do Conselheiro tutelar, apresentação da rede e suas competências.

O evento contou com a participação de coordenadores dos projetos ligados á criança e adolescentes, Secretário de Assistência Social Frederico Felini, Chefe de Gabinete Paulo Suslek, Delegado Amilcar Romero, Capitão Edimar Gonçalves Comandante Corpo de Bombeiros, Presidente do CMAS Simone Vieira, vice- presidente dos Conselheiros e Ex Conselheiros do MS Vânia Nogueira   segundo ela o avanço nos conselhos tutelares no estado foi grande, em todos os aspectos, desde reconhecimento de direito trabalhista a reconhecimento da função que exerce.

Para a presidente do Conselho Tutelar  de Maracaju Leila C.Barbosa de Carvalho, se hoje Maracaju é referencia quando se fala em conselho é fruto de um trabalho sério desenvolvido pelos conselheiros e principalmente pelo respeito e parceria que existe com a atual admnisitração e com a Secretaria de Assistência Social. “ Somos gratos a esse entrosamento temos todo o apoio do Dr Maurílio e do Secretário Frederico, essa admnisitração fez com que o Conselho Tutelar  ganhasse muito em termos de profissionalização e execução de suas atividades, hoje a rede de proteção fala a mesma língua” disse Leila.

Para o Secretário Frederico Felini, a parceria que envolve toda a rede vai continuar, isso é uma determinação do prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, existe choque de idéias e discussão, sim; mas todos são para dar o melhor para as crianças e adolescentes que precisam dessa rede de proteção, disse o Secretário.

Por: Paulo Roberto