06 NOV 2015
Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é empossado em Maracaju

Todo mundo tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é o que chamamos de segurança alimentar e nutricional. Pensando nestes direitos, o prefeito Dr. Maurílio Azambuja empossou, no dia 28 de outubro, em seu gabinete os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maracaju.

O CONSAN, de acordo com decreto 232/2015, terá como componentes representantes do poder público municipal e não governamentais, e trabalha em conjunto com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão consultivo e de assessoramento da Presidência da República. Da mesma forma que o Conselho Nacional atua para articular governo e sociedade civil, no plano federal, na formulação de propostas de segurança alimentar e nutricional, os Conselho Municipal  desempenha esse papel no plano municipal.

De acordo com coordenador da Sede dos Conselhos Ananias Eugênio da Silva, a Lei 11.346, de 15.09.2006, criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), cuja consolidação é uma construção coletiva da sociedade e dos governos, nos âmbitos municipal, estadual e federal. A existência do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no qual têm representantes da sociedade e do governo, é um dos passos importantes para a construção do Sisan.

“Trabalhamos com práticas alimentares promotoras da saúde, que não comprometam o acesso a outras necessidades essenciais. Outro detalhe importante é que a segurança alimentar é realizada em bases sustentáveis. Esse é um direito que cabe a todos, de se alimentar devidamente, respeitando as características culturais de nossa região e suas particularidades, no ato de se alimentar, portanto de extrema importância para conduzir o bem estar e qualidade de vida de nossa comunidade”, menciona Prefeito Dr. Maurílio.

Dr Maurílio empossou para o biênio 2015/2016 os seguintes conselheiros:

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO
SEGMENTO TITULAR SUPLENTE
Gabinete Maria Lourdes Bueno Olivares Marcelina Amarilha Ibarra
Secretaria de Saúde Suellen Barbosa Corrêa Geslaine Macedo Souza
Sec. de Desenvolvimento Econômico Andreia Figueiredo Pedroso Vieceli Eloar Castelacci
Secretaria de Educação Cleoerdes Fátima Barbosa Carneiro Genozaires Ferreira Barbosa
Secretaria de Administração Volnei Rogério Lange Willian Gomes Farias
Secretaria de Fazenda Lilian Perdomo Assis Ribas Walmir Souza Pereira
Secretaria de Assistência Social Elenir Nascimento Franciele Pinto Dias Carneiro
Câmara de Vereadores Maria Berenilda Ferreira  e

Sérgio Luiz Dagnone