07 OUT 2015
Terceira edição da Rota do Desenvolvimento acontece na região Centro Sul nos dias 22 a 25 de outubro A terceira edição

da Rota do Desenvolvimento será realizada na Região Centro Sul, entre os dias 22 e 25 de outubro.  A Rota é realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sistema S e outras entidades do setor produtivo. O objetivo é fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense.

São quatro dias de programação, com palestras, mesas, debates, workshops e atendimentos voltados a empresários e empreendedores de toda a região Centro Sul do Estado.

O governo do Estado está provendo ações para fomentar os pequenos negócios, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck. “O Propeq fomenta ações para o desenvolvimento econômico do Estado. A Rota do Desenvolvimento traz o debate para as questões locais e discutir a realidade local de cada município é fundamental, encontrando as potencialidades de cada região. Estamos avançando na emissão das licenças ambientais. O desenvolvimento passa necessariamente pelo crescimento produtivo com a adequada preservação ambiental” destaca Jaime Elias Verruck.

Programação

As atividades serão realizadas no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz. Serão 21 mesas e diversas oficias, palestras e atividades interativas com o público. A programação terá início às 14h do dia 22, com a solenidade de abertura e a presença do Governo do Estado de MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – Semade, Sebrae/MS, Fiems, Faems, Fecomércio e Famasul.

Destaque para o lançamento, no dia 22, às 14h20, do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – PROPEQ, para a Região Centro Sul, entrega de Mapas de Oportunidade, Diagnóstico da Lei Geral e Estudo de Desburocratização dos Municípios da Região, entrega de Termos de Acordo de Incentivos Fiscais, Lançamento Programa Estadual de Apoio à Industrialização-PROIND (Suínos e Aves) e apresentação do Cadastro Ambiental Rural Móvel- Carmóvel

Participam das mesas as seguintes instituições: Receita Federal, Prefeitura Municipal de Dourados, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente – IMAM, Agenfa, Corpo de Bombeiros Militar, Imasul–Cadastro Ambiental Rural e Licenciamento, Procon/MS, Iel, Senac, Senai, Senar, Sesi, Ocb/Ms, Fundtur e Core/Ms.

Participam os municípios de Amambaí, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.

A Semade também terá participação na Rota do Desenvolvimento por meio de seus órgãos vinculados. Técnicos da Junta Comercial do Estado (Jucems), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Groso do Sul (Imasul) e a Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS) vão realizar atendimentos especializados e ministrar palestras aos empreendedores da região. Serão entregues licenças ambientais durante o evento.

Na manhã desta quarta feira dia o7 de outubro o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja recebeu em seu gabinete Luciano Medeiros Barbosa Rodrigues Superintendente do Semade, acompanhado do Assessor de Apoio aos Municípios Renan Sandim, onde falaram sobre a Rota do desenvolvimento que acontece em Dourados e convidando Maracaju e representantes do poder público para estar presentes no evento.