25 SET 2019
Aviso importante aos beneficiários do Programa Bolsa Família

A Prefeitura Municipal de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca todos os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não fizeram o acompanhamento de saúde da sua família para que procurem o ESF do seu bairro até dia 25 de Outubro 2019 para a pesagem da 2º Vigência. O acompanhamento é obrigatório para os beneficiários que possuam em suas famílias crianças menores de 7 anos, gestantes ou lactantes. Esse trabalho é realizado a cada seis meses, sendo importante para o acompanhamento da saúde das famílias e monitoramento das condicionalidades do programa, ou seja, dos compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas pessoas a seus direitos sociais básicos. Nas unidades de saúde, é verificado se o cartão de vacinação está em dia e se as crianças estão crescendo e se desenvolvendo, sem apresentar quadro de desnutrição. Mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem comparecer às unidades e fazer o acompanhamento e, se gestantes ou lactantes, devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da própria saúde e a do bebê. O não comparecimento do beneficiário às unidades de saúde para a atualização do acompanhamento é considerada um descumprimento das condicionalidades e pode ocasionar o bloqueio do benefício.

Para realizar a pesagem os beneficiários precisam se identificar através de documentos pessoais:

• Cartão Sus
  • Carteira de vacinação.