19 DEZ 2019
Informativo - Pré-Matrícula Digital 2020 - Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação, esclarece como será realizado o processo de matrículas online dos alunos da rede de ensino do município, para o ano letivo de 2020.

Secretaria Municipal de Educação inicia pré-matricula digital 2020 no dia 27 de janeiro

À partir de 2020 as matrículas para alunos que desejam ingressar nas Unidades de Ensino Municipais ou transferir de uma unidade para outra deverão estar atentos aos prazos da PRÉ-MATRÍCULA DIGITAL.

Publicada no dia 13 de dezembro de 2019 no Diário Oficial do Município, a Resolução 002 da Secretaria Municipal de Educação estabelece os prazos e regras do processo de Pré-Matrícula Digital e confirmação de matrícula de alunos novos referente ao ano letivo de 2020 nas Unidades de Ensino Municipais (CIEIs e Escolas).

Conforme a Resolução, a Pré-Matrícula Digital será realizada exclusivamente via internet para alunos novos e alunos que desejarem transferência de unidade, através do link Matrícula Digital disponível no endereço www.maracaju.ms.gov.br a partir do dia 27 de janeiro de 2020 até as 17h do dia 31 de janeiro de 2020, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul. Após o dia 06 de fevereiro  de 2020 o sistema abre novamente para pré-matrículas digitais e permanece ativo durante todo o ano letivo.

IMPORTANTE: os alunos que já fizeram sua inscrição no Cadastro Único para Reserva de Vagas para CIEI (creche) e Escola durante o ano de 2019, não precisarão realizar a Pré-Matrícula Digital, pois sua inscrição será automaticamente inserida no Sistema.

O preenchimento da Pré-Matricula digital deverá ser realizado para interessados que não pertencem à Rede Municipal de Ensino (alunos novos) e por aqueles que já estão matriculados e querem transferir para outra unidade. O interessado também deverá realizar a Pré-Matrícula Digital quando o aluno for desistente.

Aplica-se a Pré-Matricula Digital à todos os Centros Integrados de Educação Infantil (CIEI) e Escolas da Rede Municipal de Ensino, zona urbana e rural.

As unidades de ensino da Rede Municipal de Maracaju estará a disposição para auxiliar os responsáveis nessa etapa de Pré-Matrícula Digital. Para isso, as escolas realizarão atendimento ao público das 07h às 11h e das 13h às 17h, no período de 27 a 31 de janeiro.

No ato da Pré-Matricula Digital, o interessado deverá preencher todos os campos corretamente e deverá identificar uma unidade escolar que possua a vaga pretendida. O encaminhamento do aluno obedecerá aos seguintes critérios: existir disponibilidade de vaga conforme curso, ano e turno de interesse; proximidade da residência/ e a ordem cronológica da solicitação de vagas no sistema de pré-matrícula digital (protocolo da pré-matrícula digital).

Caso ocorra a inexistência de vaga na unidade escolar desejada, o Sistema de Matrícula Digital disponibilizará vaga em outra unidade escolar que ofereça a vaga pretendida e disponibilizará a opção para cadastro em Lista de Espera, sendo que este não configura garantia de vaga.

Os interessados ou responsáveis legais deverão confirmar a matrícula exclusivamente na unidade de ensino, no prazo máximo de 3 dias úteis, conforme orientações presentes no documento de protocolo gerado no ato da confirmação dos dados no formulário on-line de pré-matrícula digital. A não comprovação dos dados informados ou a não efetivação da matrícula pelo interessado ou responsável nos prazos estipulados, implicará na perda da vaga.

Para maiores informações, procurar a unidade escolar mais próxima da sua residência ou a Secretaria Municipal de Educação (3454-3046).

Fonte: Secretaria Municipal de Educação