11 MAR 2020
CRA-MS e Prefeitura de Maracaju assinam acordo para aprimorar a gestão pública
CRA-MS e Prefeitura de Maracaju assinam acordo para aprimorar a gestão pública Representantes do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) estiveram em audiência na Prefeitura Municipal de Maracaju nesta terça-feira (10). O objetivo do encontro foi a assinatura de acordo de cooperação que possibilitará aperfeiçoar a gestão pública.

CRA-MS e Prefeitura de Maracaju assinam acordo para aprimorar a gestão pública

Pela prefeitura, participaram da audiência o prefeito  Maurílio Ferreira  Azambuja e o secretário de Fazenda  e Administração, Lenilso Carvalho Antunes, que também é profissional de administração devidamente registrado no CRA-MS.

O CRA esteve representado pelo presidente, Rogério Elói Gomes Bezerra, e pelo diretor de Fiscalização e Registro, Alex Sandre Rodrigo Cazelli, que coordena os trabalhos de Gestão Pública do conselho. O administrador Alex Sandro Richter Won Muhlen, diretor da UEMS e representante do conselho na cidade, acompanhou a agenda oficial.

Um dos pontos principais do acordo é o compartilhamento de conhecimentos da ferramenta IGM – Índice de Governança Municipal, que consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. “É muito importante que a gestão pública municipal esteja sempre presente e com excelentes parcerias com instituições que visam a qualidade dos serviços públicos, e também a inserção correta dos profissionais nos campos de atuação. Sabemos que não se faz mais, hoje em dia, uma gestão pública sem planejamento e esse acordo com o CRA-MS trará benefícios para o dia a dia da nossa gestão”, afirmou o prefeito Dr. Maurílio Azambuja.

De acordo com Rogério Bezerra, “o CRA-MS está atuando nos municípios com o objetivo de levar condições para o aprimoramento da gestão pública, tornando o serviço mais eficiente e resultando em melhores entregas para a população. Pelo IGM, vamos proporcionar conhecimento técnico para que os gestores municipais saibam utilizar cada detalhe da ferramenta e assim identificar e corrigir pontos estratégicos da gestão pública. Ganha o CRA-MS porque efetiva a importância do profissional de administração atuando dentro da gestão pública, ganha a prefeitura porque terá equipe gabaritada na operação dessas ferramentas que aprimoram a qualidade do serviço, e ganha a população com serviços de melhor qualidade e resultados daquilo que ela investe ao recolher cada centavo de imposto ao poder público”, explica o presidente do conselho.

O diretor do CRA-MS e coordenador dos trabalhos da gestão pública, Alex Rodrigo Cazelli, afirma que “a avaliação do IGM é feita em cima de áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência e outras, tudo alimentado por banco de dados oficiais. Quando um gestor público está ciente dos dados reunidos em uma única plataforma, ele consegue visualizar a qualidade e eficiência da sua gestão e para que o resultado aconteça, precisamos ter profissionais qualificados e isso o CRA-MS fará junto a equipe da prefeitura”, destaca

Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, disse que é importante a parceria uma vez que não traz despesas adicionais a o município e a o mesmo tempo permite que todo funcionário público administrativo, sendo ou não profissional da área, poderá participar dos cursos que forem realizados.

Local: Prefeitura