17 JUL 2020
AÇÕES AO CORONAVÍRUS
Comitê Gestor de Combate ao Covid 19 contesta o Estado quanto Maracaju estar com Bandeira Negra
Comitê Gestor de Maracaju contesta dados do Estado que coloca município como altamente perigoso contagio do Covid 19

Na manhã desta sexta-feira (17) a equipe técnica do Comitê Gestor Municipal de Combate ao Covid 19 esteve reunido com o Prefeito Maurílio  Ferreira Azambuja e o departamento jurídico. Comitê se reuniu junto ao prefeito para poder contesta os dados da Programa  Prosseguir, criado pelo governo do Estado para avaliar a situação dos municípios de Mato Grosso do Sul em relação à Covid-19, apontaram que Maracaju está na cor preta, que significa alto risco de contaminação. Com os números em mãos desde março e com as ações desenvolvidas em Maracaju, os dados do governo foram contestados todos. De acordo com  o Comitê Maracaju está abaixo dos 10% de contaminação, significa abaixo da média nacional, está entre os 15 municípios do estado que mais ações eficientes contra o Covid 19 tem desempenhado, hoje não tem nenhum paciente internado em casa hospitalar, dos 132 casos confirmados, 89 estão curados e 41 em isolamento domiciliar. Advogado   Cleberson Marcondes do setor jurídico, disse os números todos serão contestados e apresentados ao Estado a contra prova, com documentação, e vai pedir a imediata retirada de Maracaju da bandeira negra. Ainda segundo Cleberson esse equívoco do Estado atrapalhou a ação que município o estava entrando junto ao judiciário pedindo a reabertura do comercio noturno.” Vamos rever nosso pedido, marcar uma nova reunião com o juiz e mostrar os números os dados e o que Maracaju está fazendo para conter o avanço do Covid 19”, disse Cleberson.

Para o presidente da Assema Frendes Cristaldo, a reunião foi muito proveitosa, ele apresentou a equipe situação que vive os comerciantes noturnos. “Prefeito é sensível a situação, sabe que o momento é delicado, mas está fazendo o possível, aproveitamos e pedimos um alargamento do atendimento no comercio, quanto mais diminuiu o horário de abertura, mais se aglomera”, disse Cristaldo.

Prefeito Maurílio disse, andamos com os pés no chão e temos uma equipe técnica competente e sabemos do trabalho que está sendo feito.” Questionei e pedi explicação pessoalmente ao secretário Geraldo Resende, sobre essa colocação dada ao município, já pedi e enviamos relatório completo sobre as ações e dados, apesar de que isso é feito diariamente, espero que esse impasse seja resolvido nas próximas horas. Não haverá nenhuma restrição a mais no município. Quanto ao comércio noturno vamos apresentar ao judiciário os dados e números e mostrar que estamos com a situação controlada. Definimos também que as aulas da rede municipal, não volta antes do final de agosto, já os particulares teremos mais uma reunião final deste mês para ver qual caminho seguir”, disse prefeito Maurílio

Local: Prefeitura de Maracaju