23 AGO 2021
Assistência Social realiza ação de atualização e inclusão do Cadastro Único.
Assistência Social realiza ação de atualização e inclusão do Cadastro Único.

Serviço já foi feito no Distrito de Vista Alegre.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Equipe do Cadastro Único, que é vinculado ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), está realizando uma ação de atualização e inclusão no cadastro único, revalidação e pedido das carteiras de passe livre intermunicipal e interestadual, solicitação de BPC (benefício de prestação continuada).

Durante os encontros é possível também receber orientações sobre os programas ofertados pelo Cadastro Único, que desde 2003 se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios.

O CAD também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

A gestora do Cadastro Único, Jorgina Braga explica a importância da efetivação do programa. “A equipe do CAD, faz parte do CRAS e atende a população urbana e rural, regiões de difícil acesso, realizando busca ativa, orientando e oferecendo serviços ás famílias. Sendo assim, o trabalho realizado pela equipe visa garantir que as famílias inscritas, mantenham seus dados e informações atualizados, para que assim continuem tendo acesso aos programas ofertados pelo governo federal. É importante que a atualização de informações seja feita a cada dois anos, ou quando houver qualquer tipo de alteração, como composição familiar, endereço e renda”.

O serviço começou a ser feito no mês de julho. A Secretaria de Assistência Social informa que a ação será feita nos Assentamentos do município:
  • 17/09 Santa Guilhermina;
  • 22/10 Canta galo;