22 OUT 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CREAS abraça campanha “Outubro Rosa” e alerta mulheres sobre importância dos exames preventivos
Órgão ainda recebeu a visita da Primeira-Dama Meire Calderan que tem sido uma das principais incentivadoras do ato.

Na tarde desta quinta-feira 21-10 a equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social se reuniu para marcar os trabalhos do Outubro Rosa o órgão vinculado a Secretaria de Assistência Social aderiu a campanha e tem conscientizado as mulheres em seus atendimentos sobre a importância dos exames preventivos.

Segundo a Coordenadora do CREAS Leiza Karen Barbosa o objetivo é difundir as informações e aumentar o alcance da campanha na sociedade maracajuense.

Diariamente atendemos inúmeras mulheres e, somando forças a Secretaria de Saúde, buscamos orientar e conscientizar sobre a importância dos exames preventivos de câncer de mama e colo de útero, efetuando assim uma prevenção mais constante e em caso de diagnostico, ocorrendo na forma mais precoce, facilitando e ampliando as chances de cura.” Explicou Leiza.

Incentivadora do Outubro Rosa a Primeira-Dama Meire Calderan ressaltou sua história de vida, tendo sido diagnosticada, tratada e curada, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

“Convido a todas as mulheres a procurarem as Unidades Básicas de Saúde, somente a prevenção e o cuidado próprio, garantem o aumento expressivo das chances de cura, fui diagnosticada e passei por todo o tratamento, graças a Deus fui curada, mas o exame preventivo foi fundamental, contamos com a presença de todos vocês.” Explicou Meire Calderan.

Além da Coordenadora do CREAS Leiza Karen Barbosa e a Primeira-Dama Meire Calderan, estiveram presentes no ato a Enfermeira Fernanda Pieri, responsável pela Saúde da Mulher no município, Rubya, responsável pela Atenção Básica a Saúde, Conselheira Tutelar Luiza, Josiane Braga que representou a Secretaria de Assistência Social, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Diretora de Departamento do FAC Mary Saad e Renata Matos, Coordenadora do CRAS.

SOBRE O CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Serviços ofertados: A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Público Atendido: Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Formas de Acesso: Procure o Creas do seu município ou região. Essa unidade é pública e os serviços são gratuitos.

O cidadão também pode ser encaminhado ao Creas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (como o Ministério Público).