05 NOV 2021
DESENVOLVIMENTO
Prefeitura de Maracaju quer fomentar turismo local, gerando novas oportunidades de emprego e negócios no município
Ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico visa conhecer e fomentar potencialidades turísticas e culturais do município.

Com o propósito de fomentar as políticas públicas voltadas ao turismo o Prefeito Marcos Calderan acompanhado da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico esteve realizando a visita técnica pela Serra de Maracaju com o intuito de conhecer suas belezas e potenciais turísticos na última quinta-feira 04-11.

O percurso contou ainda com os parceiros analistas técnicos da Semagro e Sebrae para análise da viabilidade do percurso, visto que possui um atrativo em suas paisagens que permite uma contemplação da natureza.

O ponto alto do percurso para os convidados neste turismo de experiência foi vivenciado mais profundamente com a recepção na Comunidade Quilombola, com um almoço típico da comunidade, apresentação cultural, amostra de artesanato e degustação de doces caseiros produzidos no local.

Acreditamos no potencial do local, porém a região ainda há ser explorada. Há elementos turísticos e culturais que atuam como indicadores para fomentar o desenvolvimento de mais atividades voltadas para a região e principalmente para desenvolvimento do turismo regional no município. Acredita-se que com a força tarefa de várias secretarias e assessoria de quem já atua na área (turística), o município tem capacidade de desenvolver algo direcionado a visitas. A Semagro apoia os municípios que procuram desenvolver de forma realista economicamente e com devidos cuidados voltados a conservação da natureza. Sempre atentar-se aos planos de conservação de solo e água, pois é crucial manter a natureza conservada já que ela nos proporciona serviços ecossistêmico. “, disse Andreliz, Coordenadora de Meio Ambiente e Recursos Naturais/Semagro

De acordo com Agadir, Secretário de Desenvolvimento a ideia de apresentar o projeto e buscar parceiros para apoiar e fomentar este tipo de turismo buscando agregar valor às produções dos Quilombolas, fomentar a economia e a geração de renda no município.

"O turismo pode movimentar uma cadeia de negócios muito ampla. Além de conhecer uma cultura diferente que leva valor ao trabalho produzido no Quilombola, ele movimenta a cadeia de hotéis, restaurantes, lojas, entre outros. Além de criar novos campos de atuação que geram mais empregos ao município, como por exemplo, o guia turístico." Destacou Agadir Mossmann.
O Prefeito Marcos Calderan afirmou que a ideia surgiu ainda no início da gestão, após um diálogo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e sua equipe.
"Vislumbramos toda essa riqueza ainda não explorada em Maracaju que pode gerar muitos ganhos para os produtores, quilombolas e comerciantes locais, atrativos naturais que podem fazer de Maracaju um novo polo turístico para contemplação de belezas naturais, além claro do turismo ligado a cultura local da nossa comunidade quilombola." Afirmou Marcos Calderan.

No período da tarde foram realizadas visitas em fazendas próximas a “Serra de Maracaju” e que contam com visíveis oportunidades turísticas. A ação contou com a presença do Prefeito de Maracaju Marcos Calderan, Arthur Banzatto – Analista do Sebrae MS, Fernanda Lopes (UCE - Sebrae MS), Andrea Afif (Consultora de Comércio Exterior do Sebrae MS), Josué Sanches (Consultor em Inovação Estratégica do Sebrae MS), Raphael Akamine (UCE - Sebrae), Assessor de Turismo - Hélio Brun da SEMAGRO / SEMATUR, Coordenadora de Meio Ambiente e Recursos Naturais - Andreliz Silva Souza que esteve representando o Superintendente de Meio Ambiente e Turismo Pedro Mendes Neto, bem como autoridades municipais como a Chefe de Gabinete Cleusemar Wosniak, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretária de Assistência Social Dirlene Novais e o Secretário de Administração André Hadlich, Diretor da Fundação de Cultura Rafael Fernandes Jara, Diretora de Departamento de turismo Kalita Garcia Caparóz.