24 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju realiza palestra “Panorama das Arboviroses no MS e Fluxos da Vigilância Epidemiológica para Arboviroses
Evento contou com a presença de Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, Enfermeiros, Coordenadores dos Departamentos Municipais de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores.

A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra com o tema “Panorama de Arboviroses no Estado de Mato Grosso do Sul e Fluxos da Vigilância Epidemiológica para Arboviroses” que teve como público Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, Enfermeiros, Coordenadores dos Departamentos Municipais de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores.

As arboviroses são doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya e febre amarela e sua classificação engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos, como por exemplo, aranhas e carrapatos.

No contexto da pandemia, foi identificado que a gestão dos casos de arboviroses pode ser melhor trabalhada, auxiliando os profissionais na identificação e na definição terapêutica ou encaminhamento referenciado para cada caso. Nessa perspectiva, a integração e a articulação das ações de atenção, cuidado e vigilância fundamentais.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha que classificou como de grande importância essa palestra, visando trazer informação e conhecimento para os servidores ligados à saúde, especialmente, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde que pela maior proximidade da população, poderão auxiliar tanto no combate a essas pragas como mosquitos e aranhas, como na identificação e prevenção as doenças do “arbovírus”.

Queremos agradecer ao Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende, sempre parceiro da saúde de Maracaju, afinal contamos com uma palestra de alto nível e que nos possibilita agregar e melhorar nossa prestação de serviços à comunidade, tratando-se de uma determinação também do nosso Prefeito Marcos Calderan, preocupado e focado em sempre melhorar a saúde nossa cidade.” Explicou Thiago Olegário Caminha.

Foram convidados os palestrantes Mauro Lucio Rosário – Coordenador Estadual de Controle de Vetores e as enfermeiras Jéssica Klenner e Alexandra Carvalho da Gerência Técnica de Doenças Endêmicas da Secretaria Estadual de Saúde.

Além do Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, estavam presentes os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e Coordenadores dos Departamentos Municipais de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores.