02 DEZ 2021
PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS
Governo do Estado disponibiliza mais de R$960 mil reais para ações em saúde para Maracaju
O Governo do Estado anunciou nesta quinta feira o repasse em parcela única de R$ 300.000,00 para custeio de ações hospitalares para o Município de Maracaju, a ação foi considerada pelo Estado como uma forma de reconhecer a relação de parceira que o hospital manteve nos momentos de maiores adversidades durante a pandemia.
Além disso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, aprovou a proposta encaminhada pelo município de Maracaju para projeto de incentivo estadual destinado à Caravana da Saúde para cirurgias e exames, através do Opera MS e Examina MS.

Durante o programa Maracaju realizará 4110 exames de tomografia e ultrassonografia e 832 cirurgias.

“As filas para exames e cirurgias cresceram vertiginosamente nos últimos meses. Por isso, o município aderiu ao Examina MS e Opera MS para realizar tomografias, ultrassonografias e cirurgias que estavam parados dentro da regulação, com o objetivo de reduzir a fila de espera de cirurgias e exames que deixaram de ser realizados devido à pandemia da Covid-19”, destacou Secretário de Saúde, Thiago Caminha.

O Prefeito Marcos Calderan, explica que “são R$ 966.297,02 reais que serão utilizados para oferecer acesso a uma saúde cada vez melhor sendo de extrema importância para atender as pessoas que aguardam na fila por cirurgias e exames”.

Para o programa o Governo do Estado reservou para Maracaju R$ 490.824,30 para exames e R$ 176.472,72 para cirurgias eletivas para o exercício de 2021 e 2022.
A regulação do acesso dos pacientes para os exames e cirurgias dos Programas Estaduais será feita pelo sistema CORE considerará preferencialmente a fila de espera, gravidade do caso e maior tempo de inserção da ficha, que está registrada nas Centrais de Regulação, para solicitação de vaga no Sistema CORE.

Em Maracaju, a regulação do acesso ao sistema CORE é realizada no CAS.

Prestigiaram o evento o Secretário de Saúde do Estado Geraldo Resende, o Secretario de Saúde de Maracaju Thiago Caminha, além da Presidente da Associação Beneficente Teliane Bisognin e o Superintendente da Entidade Paulo Chagas.