03 DEZ 2021
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre nova variante da COVID-19 e reforça necessidade de vacinação da população acima de 12 anos
Nova variante Ômicron (B.1.1529) identificada inicialmente na África já conta com casos confirmados no Brasil

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde emite um alerta a população maracajuense sobre a nova variante da COVID-19, oriunda da África, conta já com casos confirmados no país.

De acordo com a pasta há a necessidade de aumentar os números da vacinação, especialmente para aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose.

Estudos técnicos estão sendo realizados para entender o impacto potencial dessa variante nas medidas existentes, incluindo vacinas. As vacinas continuam sendo essenciais para reduzir doenças graves e morte, inclusive contra as variantes. As vacinas atuais permanecem eficazes contra doenças graves e morte.” Explicou Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

O Secretário ainda alertou que a população devidamente imunizada com as duas doses e a dose de reforço tem alta taxa de cobertura, evita um possível impacto novamente na saúde pública.

O mesmo ainda alertou sobre a importância de se manter os cuidados e protocolos de biossegurança nos estabelecimentos e ambientes fechados, conforme Decreto Municipal nº 297/2021 de 02 de Agosto de 2021, mantendo dentro desses locais apenas pessoas imunizadas, bem como mantendo-se o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e o distanciamento social.

O município ainda informa que os cronogramas de vacinação seguem sendo divulgados constantemente no site oficial da Prefeitura de MaracajuFacebook e Instagram.