21 MAR 2022
FAC
Primeira-Dama Meire Calderan e Secretária de Assistência Social Leiza Barbosa participaram do 1º Encontro de Primeiras-Damas e Secretárias de Assistência Social em Campo Grande.
Também acompanharam a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e Diretora de Departamento do FAC Mary Saad.

Na última sexta-feira 18-03 a Prefeitura de Maracaju, devidamente representada pela Primeira-Dama Meire Calderan, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e Diretora de Departamento Mary Saad, participou do 1º Encontro de Primeiras-Damas e Secretárias de Assistência Social em Campo Grande.

O evento organizado pelo SEBRAE, ocorreu com as 22 Prefeituras de Mato Grosso do Sul integradas ao Programa Cidade Empreendedora e teve a proposta de possibilitar o networking e levar conhecimento para essas mulheres que exercem a liderança e fazem a diferença no contexto social e de negócio.

O encontro foi aberto no início da manhã com o pronunciamento do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, que destacou a importância do papel das participantes no processo de desenvolvimento dos municípios e a relevância do trabalho em conjunto. “Acredito que com a força das mulheres dos municípios podemos transformar realidades. Com o importante papel que desempenham, seja na gestão municipal, à frente de negócios ou em outros postos de liderança, elas podem oferecer novas alternativas para mudar a vida da população, por meio do empreendedorismo. Parabéns a todas as mulheres que estão aqui e acreditam nesse trabalho em conjunto com o Sebrae”, ressaltou Mendonça.

Um dos principais assuntos trabalhados com as participantes foi o empreendedorismo como ferramenta para a transformação social. O tema “Empreendedorismo que transforma” foi abordado em uma palestra ministrada pela diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, que expôs como o empreender pode trazer uma nova realidade, principalmente, para o público feminino, além da importância de as mulheres, enquanto líderes, terem um comportamento empreendedor.

De acordo com a Primeira-Dama Meire Calderan este encontro foi de grande importância, gerando um positivo intercâmbio de ideias entre os municípios participantes.

Além das palestras voltadas a empreendedorismo e liderança, ações que precisamos ter amplo conhecimento para aplicarmos na prática diária em Maracaju, podemos interagir com Primeiras-Damas e Secretárias de municípios próximos, trocando ideias e projetos, podendo trazer ideias positivas que foram bem-sucedidas em outras cidades também para a nossa, tudo voltado a colher frutos positivos para a nossa comunidade.” Afirmou Meire Calderan.

O encontro também trouxe para as participantes outras seis palestras que envolveram temas como política e desenvolvimento local, além de apresentar projetos sociais considerados cases de sucesso, como o trabalho desenvolvido na comunidade Chã do Jardim, localizada no interior da Paraíba. A coordenadora do projeto, Luciana Balbino, contou que apostou da área do turismo para transformar a realidade local e gerar renda para quem vive na região.

De acordo com Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social de Maracaju, atuar no segmento é algo gratificante, mas extremamente desafiador, afinal é um setor dinâmico e que muda constantemente, por isso, parabenizou e agradeceu o convite do SEBRAE.

Quero agradecer ao SEBRAE pelo convite e dizer que essas capacitações são fundamentais, afinal temos um propósito de fazer o melhor no setor em Maracaju, especialmente nesses tempos de pandemia, tivemos a demanda triplicada, por isso, ações criativas e que proporcionam bons resultados devem ser aplicadas de forma constantemente, Maracaju tem cases de sucesso e agora compartilha com outros municípios e também busca novos projetos, sempre.” Afirmou Leiza Karen Barbosa.

Dentre as palestras, também estiveram histórias inspiradoras de mulheres que se tornaram donas de uma empresa e mudaram de vida, como a Clau Rodrigues. A empreendedora de Chapadão do Sul é proprietária da empresa “Pamonha da Vó Ciça”. Mãe de quatro filhos, ela começou o negócio como uma alternativa para aumentar a renda da família e atualmente tem uma empresa consolidada que é referência no município.

A abertura do evento contou com a participação da Primeira-Dama do Brasil Michele Bolsonaro que enviou uma mensagem em vídeo parabenizando o SEBRAE e conclamando aos municípios se unirem em prol a diminuir as diferenças sociais e inspirar outras mulheres no desenvolvimento de negócios ou causas sociais.

Formação de líderes empreendedores

O Encontro das Primeiras-damas e Secretárias de Assistência Social é uma das iniciativas do eixo “Liderança” – vertente do programa Cidade Empreendedora que tem como propósito promover a formação de líderes que exerçam uma gestão pública empreendedora. Essa foi a primeira ação realizada com o foco no público feminino, porém desde o ano passado, o Sebrae/MS tem feito um trabalho intenso direcionado para os prefeitos e equipes que atuam na administração pública dos municípios que integram o programa.

Uma das iniciativas que fazem essa atuação é a “Mentoria de prefeitos”, onde o Sebrae em Mato Grosso do Sul, de forma inédita no Brasil, oferece aos gestores públicos uma consultoria personalizada. Os gestores públicos são acompanhados por consultores do Sebrae que já foram líderes do executivo com a proposta de ajudá-los a solucionar problemas e implementar boas práticas.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

Com informações do SEBRAE