22 MAR 2022
SEGURANÇA
Com apoio da Prefeitura, CONSEMA ampliará sistema de monitoramento e terá apoio para forças de segurança do município
Suporte financeiro do município será de 147 mil a ser pago em dez parcelas, possibilitando inúmeras melhorias e suporte na segurança pública da cidade.

Nesta semana o Prefeito Marcos Calderan acompanhado do Procurador Geral Dr. Alessandre Vieira, se reuniu no gabinete com as lideranças do CONSEMA – Conselho de Segurança de Maracaju, objetivando firmar uma nova parceria, mediante convênio para a execução de melhorias na segurança pública do município.

O município ainda que constitucionalmente não sendo obrigado, a atual gestão renova pelo segundo ano consecutivo o convênio que possibilitará a ampliação do videomonitoramento da cidade em 18 (dezoito) câmeras, passando de 20 (vinte) para 38 (trinta e oito) câmeras, além da passagem de fibra ótica em todos os pontos, inovando e melhorando os já instalados, além disso o convênio possibilita manutenção do sistema já existente, reparos rápidos em viaturas, auxiliando diretamente na agilidade dos trabalhos.

Totalizando 32 câmeras instaladas, sendo 26 do modelo fixa, 4 do modelo PTZ (giratória) e 2 (duas) do modelo OCR (com leitura de placa veicular), completando o pacote de câmeras a serem instaladas ainda este ano, serão 1 (uma) com reconhecimento facial, 2 (duas) modelo PTZ, 1 (uma) modelo OCR 2 (duas) do modelo fixa.

Segundo o Delegado de Polícia Civil e Presidente do CONSEMA Dr. Guilherme Sarian, o apoio do Poder Público Municipal é de grande importância, reforçando o investimento do estado que tem contemplado o município com novas viaturas, armamentos e demais segmentos da segurança, com o objetivo de auxiliar fortemente a segurança, fazendo com que o dever possa ser comprido, detalhando a questão do videomonitoramento.

Maracaju é uma cidade extremamente avançada neste quesito, afinal conta com videomonitoramento em amplo funcionamento, cooperando muito com as forças de segurança, enquanto outras cidades, ainda buscam a instalação de câmeras, agora poderemos investir mais, inclusive ampliando a quantidade, além de apoiar ações mais rápidas, refletindo diretamente na segurança da comunidade.” Afirmou Dr. Guilherme Sarian.

O repasse total aprovado pela administração municipal é de R$ 147.000,00 (Cento e quarenta e sete mil reais), sendo pagos em 10 prestações de R$ 14.700,00 (Quatorze mil e setecentos reais) iniciando-se agora em março de 2022.

Esse apoio é de grande importância para o reforço das ações de segurança pública na cidade, felizmente temos um Governo do Estado presente neste quesito, enviando novas viaturas, armamentos, equipamentos e apoio aos policiais e bombeiros, mas sempre podemos fazer mais e apoiar o que tem dado certo e o CONSEMA é um exemplo disso, tem dado certo e proporcionado resultados positivos a nossa gente, nosso videomonitoramento é referência no estado e continuaremos a trabalhar também pela segurança pública de nossa gente.” Afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Marcos Calderan ainda reforçou que uma cidade mais segura é produtivo para todos os segmentos, inclusive tais investimentos refletem direto na economia, afinal mais empresas buscam instalar-se na cidade por ter segurança para executar suas atividades, além do bem-estar ao cidadão que pode planejar sua vida de maneira mais tranquila, através do trabalho ativo de uma Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

Prestigiaram a cerimônia de assinatura e renovação do convênio, além do Prefeito Marcos Calderan, Procurador Geral Dr. Alessandre Vieira e Delegado de Polícia Civil e Presidente do Consema Dr. Guilherme Sarian, Promotor de Justiça Estéfano Rocha Rodrigues, Contador do Consema José Américo Maciel, Comandante do Corpo de Bombeiros Lucas Medrado, Presidente da OAB Anisio Ziemann e o Representante da Polícia Militar Major Renato Imai.