28 MAR 2022
Prefeitura de Maracaju realiza ação especial em comemoração ao “Dia do Artesão”
Na manhã da última sexta-feira 25-03, a Prefeitura de Maracaju através da Fundação Municipal de Cultura com parceria do SEBRAE e SENAR, realizou um encontro com os artesãos e artesãs do município.

A ação contou com uma breve exposição dos itens produzidos artesanalmente e um bate-papo com o representante do SEBRAE Arthur Banzattoe, e a representante do SENAR Rosita das Graças Teixeira.

Segundo o Prefeito Marcos Calderan, a administração municipal tem o compromisso de criar políticas públicas e ações que incentivem os artesãos a comercializarem seus produtos.

Contamos com boas políticas públicas em prol aos nossos artesãos, através da Primeira-Dama, FAC e Coordenadoria da Mulher, ações estão sendo realizadas como feiras e eventos. Agora neste semestre ainda temos Festa da Linguiça e Expomara, além de outros projetos, Maracaju apoia e continuará apoiando os seus artesãos.” Afirmou Marcos Calderan.

O evento teve a presença do Prefeito Marcos Calderan, a Primeira-Dama Meire Calderan, Diretor-Presidente da Fundação de Cultura Rafael Fernandes Jara, o representante do SEBRAE Arthur Banzattoe, a representante do SENAR Rosita das Graças Teixeira, juntamente com a Presidente da Casa do Artesão, Ângela Torales.

Sobre o Dia do Artesão

O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março em homenagem a São José, o padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra “tekton”, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo.

De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros e naquela época praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.