29 MAR 2022
GESTÃO
Diretoria do Hospital Soriano Corrêa exibiu Relatório e Prestação de Contas à gestão municipal referentes as Atividades do ano de 2021
O objetivo foi apresentar os serviços prestados à população maracajuense

No último dia 25, a diretoria do Hospital Soriano Corrêa da Silva apresentou o Relatório de Atividades do ano de 2021, o objetivo foi apresentar prestação de contas à gestão municipal sobre os recursos públicos repassados ao Hospital por meio de convênio, bem como, apresentar os serviços prestados à população maracajuense.

A Associação Beneficente Soriano Correa da Silva é um Hospital filantrópico que atende a rede SUS e privada do município, é considerado um hospital de médio porte, pois possui 60 leitos ativos, atende pacientes que necessitam de tratamento de baixa e média complexidade nas especialidades de: clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, pediatria e ginecologia e obstetrícia.

No ano de 2021, o Hospital Soriano Correa da Silva atendeu 34.064 pacientes dos quais 30.877 foram atendidos no serviço de urgência e emergência e 3.187 pacientes permaneceram internados na instituição.

Quantitativo de atendimentos do Hospital Soriano Corrêa da Silva

Atendimentos 2021 Média mensal Média diária
Internações 3187 266 9
Urgência e Emergência 30877 2573 86
Cirurgias 917 76 3
Partos 638 53 2

Sendo o único hospital no município, a partir do ano 2020 quando instaurada a pandemia do novo Coronavírus, o Hospital estabeleceu novo fluxo específico de atendimento visando atender a demanda de tratamento de pacientes com Covid-19. Este novo fluxo resultou na implantação de 25 leitos com atendimento de terapia intensiva disponibilizando cuidado médico 24 horas (1 médico exclusivo para cada 10 pacientes), enfermagem exclusiva 24 horas (1 técnico para cada 2 pacientes em ventilação mecânica), utilização de ventilador / respirador, oxigênio em máscara ou cateter, fisioterapia respiratória, dieta enteral, utilização de anestésicos e neuro-bloqueadores, além de utilização de antibioticoterapia de alto custo.

Além desses aspectos, destaca-se que no mês de março de 2021 houve a implantação de novo acesso do Laboratório de Análises Clínicas ao Hospital, bem como, a reestruturação da farmácia hospitalar, reforma da Unidade de Atendimento a Convenios e Particulares, reforma e adequação da Central de Materiais e Esterilização e a implantação de uma usina de oxigênio.

As ações e projetos encontram-se todas no site criado para divulgação institucional do Hospital, que conta também com um portal da transparência que divulga indicadores, doações recebidas, prestações de contas das metas contratualizadas com o SUS, demonstrações contábeis entre outras informações de interesse público.

Para o Secretário de Saúde Thiago Caminha, a gestão municipal preza pela qualidade ofertada nos serviços públicos de todos os âmbitos.

“A Secretaria de Saúde não mede esforços para oferecer apoio ao Hospital para que o mesmo atenda a população maracajuense com presteza. Este é o único Hospital que temos em nosso município e, portanto, precisamos estabelecer parcerias constantes a fim de fortalecer os serviços de urgência e emergência para Maracaju”.

A Presidente da Associação Beneficente de Maracaju, mantenedora do Hospital Soriano Corrêa da Silva, Teliane Alves Bisognin, destaca a importância do apoio dos gestores do município, o prefeito Marcos Calderan, vice-prefeito Mauro Christianini e do secretário de Saúde Thiago Caminha.

“Durante a pandemia nos deram total apoio, trabalharam para liberar recursos, adquiriram e cederam equipamentos, intermediaram junto ao governo do estado a doação de medicamentos e outros insumos que estavam em falta no mercado, este comprometimento foi de suma importância para atendermos toda a demanda necessária.” Concluiu Teliane.

Sobre a Associação Beneficente Soriano Correa

A Associação Beneficente Soriano Correa da Silva foi inaugurada em 27 de Julho de 1947, fruto do sonho de 69 sócios que tinham a intenção de favorecer a população local que se deslocava até Campo Grande para atendimento médico.

Para prestar o serviço médico hospitalar, a instituição conta com um serviço de urgência e emergência 24 horas por dia, unidades de internação, profissionais médicos especializados (clínico, cirurgião geral, ortopedista, pediatra, ginecologista e obstetra), equipe multiprofissional composta por: enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, biomédicos, entre outros. Possui também serviço de laboratório, radiologia, eletrocardiograma.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Marcos Calderan, Secretário de Saúde Thiago Caminha, Secretário de Governo Frederico Felini, Secretário de Fazenda Anizio Pereira, Procurador Jurídico Alessandre Vieira, além da presidente da Associação Beneficente, mantenedora do Hospital, Teliane Alves Bisognin, o Diretor Financeiro Reinaldo Llano e o Superintendente do Hospital, Paulo Chagas.