30 AGO 2022
SAÚDE
Com foco na prevenção, Prefeitura de Maracaju inicia “Projeto Sorria Maracaju – Criança Feliz”.
O projeto tem o objetivo de levar a prevenção e educação de saúde bucal no ambiente escolar.

A Prefeitura Municipal de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o “Projeto Sorria Maracaju – Criança Feliz” que consiste em um serviço de prevenção e educação em saúde bucal em ambiente escolar. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a orientação da saúde bucal aos alunos, matriculados nos berçários, creches e escolas, integrados a Rede Municipal de Ensino, onde a criança passa parte de seu dia, criando hábitos saudáveis, contribuindo assim para a prevenção da cárie bucal e outras afecções bucais.
        Será realizado o agendamento prévio nas escolas onde acontecerão atividades de educação em saúde bucal orientando os professores e cuidadores dos CIEI’s e escolas do município qual é a forma da correta higienização bucal por faixa etária dos alunos, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor.
Estamos trabalhando com este projeto em duas vertentes, conscientizando os profissionais da educação e alunos sobre a importância do cuidado com os dentes desde os alunos de berçários até os mais jovens e   através da execução de técnicas e atendimento individualizado, focando assim nas primeiras gerações, poderemos projetar adultos com dentes mais saudáveis e evitando assim maiores problemas de saúde.” Explicou Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde.
ATIVIDADES JÁ REALIZADAS
    Nos períodos de 22 à 26 de Agosto as atividades foram realizadas nos CIEIS Gregória Martins, São Benedito, Nossa Senhora Auxiliadora Polo e Extensão, Professora Maria Dalphina, Waltrudes Ferreira Muzzi pela equipe composta pela (Dra. Patrícia Coutinho Petini e Auxiliares de Saúde Bucal: Simone Aguiar Gomes, Patrícia Beltramin e Priscila Valensuela de Oliveira.

Já no dia 29/08 a Escola Júlio Muller do distrito de Vista Alegre foi contemplada com a ação de escovação supervisionada, aplicação de flúor tópico e instrução de técnica de escovação pela equipe de Saúde Bucal (Dr. Luiz Wagner Couto, Auxiliares de saúde bucal Simone Aguiar Gomes e Patrícia Beltramin).

A Coordenadora de Saúde Bucal e do Programa Saúde na Escola Dra. Vania Toyokawa Monteiro ressalta a importância desse projeto que também contempla o exame clínico individual de cada aluno, pelos cirurgiões dentistas da rede de atenção primária a saúde onde o aluno que necessitar de tratamento bucal será encaminhado para tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua residência.