01 SET 2022
SAÚDE
No “Setembro Amarelo”, Prefeitura de Maracaju terá diversas ações voltadas a Prevenção ao Suicídio
Com CAPS, serviço de psiquiatra e psicólogos, município foca no “ouvir” como ferramenta de cura para a depressão e prática de suicídio.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, abre os trabalhos do “Setembro Amarelo”, mês de combate e prevenção a prática do suicídio, realizando inúmeras ações educativas, focadas na identificação e tratamento de pacientes, através do Sistema Único de Saúde, reforçando e enaltecendo o trabalho do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial do município.

Segundo Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde a administração municipal trabalha o ano todo na prevenção e combate ao suicídio, entretanto, aproveita o “Setembro Amarelo” para reforçar e difundir ainda mais as informações sobre o tema.

Nosso objetivo é que este mês as ações sejam ampliadas, através da educação, orientação e esforço dos nossos servidores da saúde, englobando psiquiatra e psicólogos aptos a atenderem e acima de tudo ouvir nossos pacientes, temos uma ampla rede de proteção as pessoas que buscam o tratamento, com isso, focamos em não perder ninguém, valorizando a vida de cada cidadão maracajuense.” Explicou Thiago Caminha.

02-09 – 13:30 – Aldeia Sucuru’y
08-09 – 13:30 – Vista Alegre
10-09 – 13:30 – Quilombo São Miguel
15-09 – 08:30 – Assentamento Santa Guilhermina (Escola Municipal)
20-09 – 13:30 – Cooperativa Lar
30-09 – Período Matutino e Vespertino – Praça Nestor Pires Barbosa (Praça Central)

Mais informações no CAPS, localizado na Rua Francisco Marcondes, nº 40 – Vila do Prata, mais informações podem ser obtidas no (67) 3454-4078 e (67) 9.8478-4642.

Sobre o Setembro Amarelo

O mês de setembro é dedicado a alertar a população sobre um problema mundial e grave: o suicídio. Atualmente, esta é uma das principais causas de morte em todo o mundo, conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de vidas ceifadas pelo suicídio é maior do que pelo HIV, malária ou câncer de mama. Em 2019, uma em cada 100 mortes foi causada por suicídio, segundo o relatório “Suicide worldwide in 2019”, divulgado pela OMS em meados de junho último. A maioria dos casos está relacionada a doenças como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.

O dia 10/09 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que reforça ações no mundo todo principalmente voltadas ao cuidado com a saúde mental e às formas de identificar o problema. Pequenas mudanças de comportamento podem ser indícios de sintomas de um quadro mais grave, que pode evoluir para o suicídio. Nesses casos, o diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento são essenciais.