02 SET 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Maracaju adere a campanha “Setembro Verde” de Inclusão Social da pessoa com deficiência
Entre as ações, haverá Palestra com a Subsecretária de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Thelma Nantes.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, aderiu a campanha “Setembro Verde”, mês dedicado a dar visibilidade a inclusão social da pessoa com deficiência.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O município tem feito a parte física muito positivamente, através da Secretaria de Obras, proporcionado a construção de calçadas, acessibilidade, reforma e construção de escolas com a questão da acessibilidade e agora nós da Assistência Social focaremos na questão da conscientização e importância da inclusão social da pessoa com deficiência, de maneira igualitária e sem preconceitos.” Destacou Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social.

A Secretária destacou que estão previstas para este mês, diversas ações, entre as ações haverá uma Palestra com a Subsecretária de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Thelma Nantes, com o Tema "Inclusão e Acessibilidade", além do trabalho a ser realizado com os próprios assistidos da Assistência Social em seus mais diversos programas de apoio.

Sobre o Setembro Verde

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.