08 SET 2022
CULTURA
Ato Cívico em comemoração ao Dia da Independência contou com hasteamento da bandeira, apresentações culturais e bom público em Maracaju

Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan e demais autoridades recepcionaram a comunidade presente na Praça Central.

O bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado em grande estilo em Maracaju, contando com um grande público, o “Ato Cívico” realizado na Praça Nestor Pires Barbosa, contou com hasteamento de bandeiras, apresentações culturais e a presença de diversas autoridades.

Na ocasião, além das apresentações, o público pode cantar o “Hino Nacional” e o “Hino da Bandeira”, valorizando e resgatando questões como patriotismo e o respeito pelos símbolos nacionais.

Segundo o Prefeito Marcos Calderan, durante a sua gestão essas importantes datas nacionais jamais passarão em branco, tratando-se de uma obrigação da gestão pública, incentivar o respeito aos símbolos nacionais.

Este carinho, amor e respeito a nossa bandeira somente será passado aos nossos filhos e netos, através de uma única maneira que é o exemplo, mais do que enaltecer e valorizar as comemorações da independência, estamos transferindo para nossas crianças que estão presentes com seus familiares aqui na Praça Central essa importante herança de patriotismo e cultura para as próximas gerações.” Afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Marcos ainda parabenizou a Fundação Municipal de Cultura, salientando que a autonomia que a cultura tem na atualidade, possibilita a realização desses grandes eventos no município.

De acordo com o Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Rafael Fernandes Jara, o respeito à pátria e a valorização da data em que se comemora a independência, é um ato que sempre tem que ser destacado e este trabalho tem sido feito, tanto por intermédio da Fundação de Cultura, quanto dentro da Rede Municipal de Educação por meio da Secretaria de Educação.

Estamos felizes de poder proporcionar mais uma um importante Ato Cívico, pela primeira vez em nossa praça reformada, podendo receber um maior público e possibilitar uma maior interação com a comunidade. Nosso agradecimento a toda a equipe da cultura e também ao Prefeito Marcos Calderan pela confiança.” Afirmou Rafael Fernandes.

Na ocasião ocorreram atrações por meio da parceria com as Secretárias de Educação e Assistência Social, dando-se uma apresentação dos Professores da Educação Especial das Escolas Municipais, Dança Coreografada da Melhor Idade, além da Banda Dona Fé Fernandes.

Prestigiaram o evento as instituições: Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escola Paroquial, Colégio O Italianinho, Ordem DeMolay, Projeto Conviver, entre outras.

Prestigiaram o evento o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Secretário de Estado Adjunto de Educação Édio Antônio Resende de Castro, Secretária de Governo e Chefe de Gabinete Cléo Wosniak, Procurador Geral Dr. Robson Coradini, Secretário de Fazenda e Administração André Hadlich, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann,  Secretária de Educação Rosana Vasconcelos, Secretário de Esportes Erlei Pires Dias, Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Vereadores Luciano França, Oseias Enfermeiro, Vilmar da Era do Gelo, Nenê da Vista Alegre, Presidente do SISPMMA Mara Rubia Rodrigues, Presidente da OAB Maracaju Dr. Anizio Ziemann, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Gerente do Gemutran Jaime Talaveira, Presidente do Sindicato Rural de Maracaju Fábio Caminha, Secretário da Junta de Serviço Militar Carlos Renato, Comandante da Polícia Militar Cleder Pereira da Silva, Delegados de Polícia Civil Dra. Gláucia Valério e Dr. Pedro Paiva e Tenente Aniel, neste ato, representando o Corpo de Bombeiros do município, além da comunidade em geral.