09 SET 2022
Secretaria de Saúde realiza palestra sobre o Setembro Amarelo em Vista Alegre

Ação foi aberta ao público em geral e contou com a presença do Médico Psiquiatra​, Dr. Francisco Netto, e de alunos da Escola Júlio Muller.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira 08-09 uma palestra de conscientização sobre o “Setembro Amarelo”, mês voltado especialmente para ações de combate e prevenção ao suicídio.

A iniciativa aconteceu em Vista Alegre e foi organizada pela equipe de saúde, que contou com os esclarecimentos do Médico Psiquiatra, Dr. Francisco Netto, que atua na Rede de Saúde do município.

Para nós é um momento importante e de levar esclarecimento ao grande público, atuamos na rede de saúde fortemente durante todo o ano, mas aproveitamos este mês em específico para disseminar ainda mais sobre esta temática, afinal é preciso falar sobre a prática do suicídio e dizer que o município conta com uma ampla rede de atendimento com médicos, psicólogos, enfermeiros e demais profissionais de saúde atuantes nesta área. Você não está sozinho, conte conosco.” Afirmou o Médico Dr. Francisco Netto.

A palestra contou com a presença e organização da equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - Psicólogos Rivail Farias e Jessica Oliveira Machado, Educadora Física Eliadyne Vargas Froes, Enfermeira Elisangela Costa e Assistente Social Elenir Nascimento.

Toda a ação foi realizada no Espaço do Conviver de Vista Alegre, gentilmente cedido pela Coordenadora do órgão no distrito, Katiuce Ramires.

Setembro Amarelo

No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. No calendário, 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. As ações de atenção ao tema acontecem ao longo de todo o mês.

Dados

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens de 15 a 29 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens, depois de acidentes de trânsito.

Os números da OMS dão conta de que, em todo o mundo, os casos de suicídio chegam a 800 mil - todos os anos morrem mais pessoas como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama - ou ainda guerras e homicídios. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. A cada 100 mil homens brasileiros, 12,6% cometem suicídio; entre mulheres, a comparação aponta para 5,4% casos de suicídio a cada 100 mil mulheres brasileiras.