13 OUT 2022
EVENTOS
Corpo de Bombeiros realiza solenidade em Comemoração aos 19 anos de serviços prestados
Fundada em 2003, desde então a corporação comemora os bons atendimentos a comunidade maracajuense.

Na última semana, o Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, além de secretários municipais e outras autoridades acompanharam o evento que marcou a comemoração dos 19 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Maracaju.

O 13º Subgrupamento de Bombeiros Militar foi inaugurado em 09 de Outubro de 2003 e no ano de 2014 a unidade deixou de ser subordinada ao 2º GB e com isso, passou ao 3º SGB/2º GB para o 13º Subgrupamento de Bombeiros Militar / Independente, subordinado de forma direta ao Comando de Bombeiros do Interior, no mesmo ano contou com uma reforma e ampliação de seu espaço físico.

Atualmente conta com 30 militares, em 2018 foi firmado o Termo de Cooperação Mútua entre o Corpo de Bombeiros de Maracaju e a Prefeitura Municipal, dando início ao Projeto Bombeiros do Amanhã tendo como sede a Secretaria de Assistência Social – SCFV – Mirim, atendendo 70 crianças entre 9 e 13 anos, piloto na cidade o projeto já é consolidado em nível de estado, já formando mais de 3 mil crianças.

Desde a assunção do Comando em 14-10-2021 a Unidade Bombeiros Militar atendeu 2.597 ocorrências diversas, sendo destaque: 506 ocorrências emergenciais clínicas, 474 transportes, 331 acidentes de trânsito e 62 incêndios.

Para o Prefeito Marcos Calderan o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país, prestando relevantes serviços a comunidade e auxiliando de forma direta na segurança pública da população.

Para nós é motivo de alegria e muito orgulho contar com o Corpo de Bombeiros Militar em Maracaju, nossa gratidão a todos esses homens e mulheres que trabalham de forma intensa, protegendo e atendendo nossa comunidade, independente do dia e horário, tornando-se verdadeiros heróis e acima de tudo, salvando vidas. Nossa gratidão, carinho, reconhecimento e parabenização por esses 19 anos em nossa cidade.” Afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Investimentos

Em um ano, foram investidos mais de meio milhão de reais na unidade local por parte do Governo Estadual, refletindo diretamente a preocupação do comando do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul com a pujante região de Maracaju.

Por parte do município, além da cooperação para o Bombeiros do Amanhã, convênio com o CONSEMA possibilita atendimentos mais rápidos a comunidade, através de custeio de pequenos e médios reparos em viaturas e outras funcionalidades.

Autoridades presentes

Participaram do evento o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul Coronel Bombeiro Militar Hugo Djan Leite, Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior Coronel Bombeiro Denny Augusto Ferreira Cavalcanti, Comandante 13º Subgrupamento de Bombeiros Militar / Independente Capitão Lucas Medrado, Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Secretária de Governo e Chefe de Gabinete Cléo Wosniak, Secretário de Esportes Erlei Pires Dias, Secretária de Educação Rosana Borges Vasconcelos, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretário de Administração e Fazenda André Halich, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura Rafael Fernandes Jara, Vereador Gustavo Duó, neste ato representando o Poder Legislativo, além de empresários, bombeiros militares e a comunidade em geral.