22 DEZ 2022
SAÚDE
Com aumento de casos, Secretaria de Saúde faz um alerta a comunidade quanto a proliferação do mosquito da Dengue
Locais que possam gerar acúmulo de água como potes, caixas d’água sem tampa, piscinas não tratadas e outros semelhantes, são ideais para gerar um criadouro do mosquito.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar sobre o crescimento de focos e notificação de casos de dengue no município de Maracaju.

Com o início do verão, há a previsão de aumento de chuvas, causando preocupação nas autoridades de saúde, além disso, férias escolares também representam uma preocupação, afinal são mais imóveis vazios, já que as famílias viajam e tornam-se possíveis locais para criadouro e proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Notamos que há um crescimento de notificação de casos em diversos bairros, tal apreensão, aumenta ainda mais no final de ano, mais imóveis vazios, por isso, pedimos para a comunidade maracajuense que aproveitem as férias para a limpeza de terrenos, retirada de qualquer item do quintal que possa acumular água parada, trata-se de uma guerra e que, infelizmente, anualmente a dengue tem vencido, por isso, conclamamos a comunidade a se atentar sobre isso e chamar para si esta responsabilidade, cuidando do seu imóvel.” Afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha.

Thiago Caminha também relatou uma dificuldade dos Agentes Comunitários de Endemias, já que muitos não tem conseguido ingressar nas residências para orientar os moradores e fiscalizar, muitos casos há residências fechadas e, em outros casos, ainda piores, são impedidos de entrar, por isso, pediu a compreensão da população quanto a este importante trabalho desses servidores públicos.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda intensifica as ações com os Agentes de Endemias nos bairros com maior incidência, visando orientar e exterminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Foram registrados aumento de notificações de casos nos seguintes bairros da cidade: Alto Maracaju; Alto San Raphael; Porto Bello; Jardim Guanabara; Vila Juquita; Conjunto Geazone; Vila Adrien; Loteamento Fortaleza e Olidia Rocha, entretanto, todos os outros bairros devem se atentar neste período mais chuvoso.

Recomenda-se uma inspeção e fiscalização do morador no quintal no mínimo uma vez na semana.

Como eliminar focos?

1 - Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
2 - Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
3 - Embale para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.
4 - Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
5 - Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
6 - Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
7 - Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
8 - Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.
9 - Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.
10 - Manter bem tampados tonéis e barris de água.
11 - Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.
12 - Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.
13 - Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
13 - Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
Sintomas:
Febre – Alta e de início imediato. Quase sempre ocorre.
Dores nas Articulações – Dores moderadas e quase sempre presentes.
Manchas na Pele – Podem ocorrer.
Coceira – É leve e pode ocorrer.
Vermelhidão nos olhos – Não ocorrer.
Obs. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.
Em caso de sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde.
Com informações do Ministério da Saúde