19 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO
Produtores da Agricultura Familiar adquiriram conhecimento e profissionalizaram a produção com ações do Cidade Empreendedora
Programa desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura gera frutos e abre novas possibilidades de comercialização da produção da Agricultura Familiar do Quilombo São Miguel.

O Quilombo São Miguel, localizado no município de Maracaju, se depara com uma comunidade que prosperou ao investir em capacitação. Atualmente, o grupo de 62 (Sessenta e duas) famílias empreende com a produção de hortifruti, polpa de frutas, pães, doces, mel, rapadura e farinha de mandioca. A realização desse trabalho recebeu o apoio do Sebrae/MS e Prefeitura de Maracaju, por meio do programa Cidade Empreendedora, e, com isso, foi possível estruturar a comunidade e profissionalizar o negócio.

Fundada em 1942, a comunidade quilombola encontrou na produção de alimentos uma alternativa para garantir o sustento das famílias. Atualmente são 28 (Vinte e oito) pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar que geram renda a partir da própria terra e fornecem hortaliças para as escolas da rede municipal de ensino por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de comercializarem os alimentos em feiras e mercados.

Segundo o presidente da comunidade quilombola, Jorge Henrique Gonçalves Flores, só foi possível ampliar as vendas e obter lucro com a qualificação.

Antigamente não sabíamos como precificar, nem dar valor ao nosso produto e o Sebrae ajudou a gente nesse processo, nos dando a oportunidade de sermos empreendedores. Agora nossa propriedade é uma empresa. Nós podemos tirar nosso sustento e administrar isso para que ela possa ser uma boa fonte de renda para todos nós”, contou.

E como Jorge ressalta que o próprio quilombo é um ‘produto’ que merece atenção, a comunidade também está investindo na propriedade, tanto para ter melhor resultado na colheita, como tornar o espaço favorável para receber turistas que tenham interesse em conhecer a realidade do local. “Estamos tentando levar a comunidade para esse lado, aonde as pessoas vêm para conhecer o sistema de produção. Estamos criando uma rota de sabores”, pontuou Jorge.

Com a adesão do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, buscou fortalecer ainda mais os produtores rurais a partir de consultorias para o aprimoramento de produtos e apoio em ações de governança para aplicação de boas práticas no negócio.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan a ação realizada pelo “Cidade Empreendedora” deixa uma positiva marca no município, marca essa de trabalho, ideias e profissionalismo, especialmente no Quilombo São Miguel, gerando um positivo trabalho para toda a cidade.

“O município incentiva, por meio do Cidade Empreendedora e também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a compra da produção, destinando para a merenda escolar de nossas crianças, gerando emprego e renda para as famílias do campo, especialmente do Quilombo São Miguel que também participa de feiras e ações que fomentam as vendas da produção, Maracaju cresce, olhando e cuidando todos os segmentos, sem deixar ninguém para trás. Parabenizo a todos os produtores do Quilombo São Miguel por essa importante evolução e crescimento pessoal e profissional.” Destacou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Sobre o Programa Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Maracaju integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de março de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Com informações da reportagem de Nayara Tiago / SEBRAE/MS