24 JAN 2023
EVENTOS
Maratona de ideias vai gerar soluções inovadoras para o agronegócio em Maracaju.
Essa é a primeira edição do Agro Ideathon, que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas reais do município.

A sucessão familiar, gerenciamento do negócio e qualificação de mão de obra são alguns dos temas demandados pela sociedade na Região Centro Sul do estado. De olho nessa realidade e pensando em como contribuir com o desenvolvimento de soluções para os municípios, o Ecossistema de Inovação de Maracaju promove, nos dias 28 e 29 deste mês, a 1ª edição do Agro Ideathon – uma imersão de um final de semana para impulsionar a rede de atores locais e discutir possíveis fórmulas focadas em inovações para o agronegócio.

O evento faz parte de uma série de ações do Sebrae/MS desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracaju, e é voltado tanto para empreendedores da área do agronegócio, quanto para profissionais de outros segmentos como tecnologia, web e comunicação, além de estudantes do Ensino Médio e universitários interessados pela temática. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma on-line e gratuita ao clicar aqui, até a data do evento.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/MS, Luciene Errobidart, a metodologia será aplicada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul com a proposta de fortalecer o ambiente de inovação local. “Estamos pilotando no ecossistema de Maracaju esta nova metodologia considerando o setor do agronegócio que é muito pujante no município e o engajamento da governança local, de forma a impulsionar os jovens na geração de ideias e criação de negócios inovadores”, pontuou.

No sábado (28) e domingo (29), o Agro Ideathon irá envolver os inscritos em uma maratona de geração de ideias, que contempla várias fases e desafios onde as equipes multidisciplinares são estimuladas a pensar em novas alternativas para solucionar os problemas apresentados relacionados ao agronegócio.

Após essa imersão, os participantes terão a oportunidade de participar, entre os meses de fevereiro e maio, de uma jornada que contará com programa de aceleração do Living Lab – laboratório de inovação iniciado pelo Sebrae/MS em parceria com instituições públicas e privadas –, além de mentorias com a Famasul Jovem e agenda com grandes players do mercado. O anúncio e a premiação dos melhores trabalhos acontecem durante a ShowTec 2023, nos dias 23, 24 e 25 de maio.

O que é o Ecossistema de Inovação – Um Ecossistema de Inovação é composto por diferentes agentes, entre empresas e entidades, que são comprometidos com o estímulo à inovação por meio da interação e cooperação. Desse modo, os envolvidos criam uma relação de parceria com resultados e objetivos em comum.

O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, possui como um dos eixos de atuação a Inovação e realiza um trabalho de mapeamento e conexão das instituições para que ajam em conjunto e construam um ambiente propício para a criação e desenvolvimento de negócios inovadores a partir do investimento em ativos tecnológicos e capital humano dos municípios que integram o programa. O principal objetivo é oferecer condições sociais, econômicas, culturais e ambientais favoráveis ao empreendedorismo em cada região.

Em Maracaju, esse Ecossistema é formado pelas entidades do Sistema S, Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Fundação MS e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); juntamente com as empresas Agriseiva; Celerium Telecomunicações; Agrícola Kanadá; 454 Agência de Marketing e Comunicação Digital; Gold Cereais Corretora e Grupo Água Tirada.

Confira a programação do Agro Ideathon. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

Fonte: Sebrae/MS