15 MAR 2023
10ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada em Maracaju.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Maracaju realizou na última segunda (13) e terça (14) a 10ª Conferência Municipal de Saúde, evento que tratou sobre diversas temáticas, debatendo e levantando propostas para serem apresentadas na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul a ser realizada no período de 24 e 25 de maio, do corrente ano, em Campo Grande/MS.

O evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores contou com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, abordando os seguintes eixos temáticos: O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas, garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e; amanhã Será outro Dia para todas as pessoas.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde contou com a presença e palestra do Conferencista Moysés Longuinho, Educador, Policial Militar e Promotor Legal Popular.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde a Conferência Municipal de Saúde é um dos momentos mais importantes para a saúde pública maracajuense, afinal por meio dela, debate-se o SUS e as políticas públicas para todos os âmbitos, especialmente o local.

“Queremos agradecer a presença dos profissionais de saúde, prestadores de serviços e a comunidade local que participou desse momento durante esses dois dias, trata-se de algo tão importante que todos devem participar, buscamos cada vez mais reforçar nosso compromisso com a saúde pública maracajuense, parabenizo a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Antônia pela liderança e incentivo às melhorias da saúde pública na totalidade.” Afirmou Thiago Olegário Caminha.

A conferência avaliou o momento atual da saúde pública, elaborou propostas que atendam às necessidades de saúde do povo brasileiro e definiu as diretrizes que devem ser incorporadas nos planos plurianuais de saúde estadual e nacional 2024/2027 e a revisão do Plano Municipal de Saúde 2022/2025.

Foram eleitos os Delegados para participarem da 10ª Conferência Estadual de Saúde: segmento dos usuários (50%) - titulares: Alessandra Rigo Pinheiro de Reus, Maria Antonia Conceição de Souza Kuendig, Andreia Alves Pereira Bandiera e Maria de Fátima Brito Barbosa;   suplentes: Geraldo Gabriel, Sandra Ortiz Mechiorre, Anair Neves Gabriel e Marco Antonio Candido. Segmento dos trabalhadores em saúde (25%) - titulares: Mariane Kadige Sangalli e Eder Vasques; suplentes: Cristiane Almeida dos Santos e Maira Catiuce Sangalli. Segmento dos Gestores/Prestadores de serviços públicos e privados (25%) - titulares: Laynna de Oliveira e Fernando Onofre Hernandes; suplentes: Valdir Carneiro Leão e Lucimar Galassi da Silva Monteiro.

Sobre a Conferência de Saúde

As conferências de saúde são momentos riquíssimos, onde são avaliadas a saúde no âmbito municipal, estadual e nacional, tendo sua relevância reconhecida para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS – Sistema Único de Saúde.

Trata-se de um momento para a construção de diretrizes na formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população.

Portanto, trata-se de um dispositivo previsto na Legislação Brasileira e compõe o estado democrático de direito, conforme determina a Constituição Federal Brasileira.

Participaram da abertura do evento o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Vereador Oséias Enfermeiro, Secretária Municipal de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretário de Cultura, Rafael Fernandes Jara, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretária Municipal de Administração Paula Brites, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Antônia Conceição de Souza, além de coordenadores de diversos segmentos de saúde, prestadores de serviço, profissionais da saúde e a comunidade em geral.

15/03/2023
10ª Conferência Municipal de Saúde.