28 MAR 2023
Esporte de Maracaju renova membros do Conselho Gestor do FAEAM.
Investimentos do município no fundo, saltaram de 150 mil para 600 mil em 2023.

Contando com o apoio da Prefeitura de Maracaju, na última sexta-feira (24-03) na sede dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas, ocorreu uma Assembleia Geral Extraordinária reunindo segmentos da Sociedade Maracajuense ligadas ao esporte amador.

A reunião iniciou às 17:30 horas, com a presença do Presidente do Conselho Gestor do FAEAM Prof. Tiago Rodrigues Brites, Prof. Lotti e Prof. Carlos Morelli criadores do Fundo Municipal de Esportes e vários segmentos do esporte Maracajuense: Presidentes de APM – Associação de Pais e Mestres das Escolas, atletas, técnicos de várias modalidades esportivas e Presidentes de Clubes Amadores de Maracaju.

A pauta foi à eleição de novos membros para o Conselho Gestor do FAEAM, Fundo de Assistência ao Esporte Amador de Maracaju, que foi criado em 2013, para financiar ações esportivas no município de Maracaju, através de apresentação de Projetos Esportivos por Clubes e Associações esportivas ligadas ao esporte amador.

“Maracaju é uma das poucas cidades do Brasil que existe um Fundo Esportivo para incentivar a prática esportiva. Este Fundo faz parte do Sistema Desportivo Nacional, além do Conselho Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Esportes e o Plano Municipal de Esportes, credenciando Maracaju a receber recursos financeiros dos Fundos Estadual e Nacional.” Explicou o Professor Tiago Rodrigues Brites, Presidente do Conselho Gestor do FAEAM.

Nos últimos dois anos a administração do Prefeito Marcos Calderan vem dando total apoio ao Fundo, colocando mais recursos para atender o esporte amador.

Os recursos passaram de R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) no primeiro ano do mandato para R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais) e agora no terceiro ano os recursos dobraram de valor R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais).

Segundo Erlei Pires Dias, Secretário de Esportes de Maracaju, o bom trabalho dos Conselheiros e o apoio da Câmara Municipal de Vereadores sensibilizou o Prefeito Marcos Calderan em investir cada vez mais nos Projetos aprovados pelo FAEAM.

“Maracaju vive um momento extremamente positivo para o esporte local, investimentos foram ampliados, sem deixar de atender também às categorias de base, proporcionando um trabalho focado no presente e futuro do esporte em nossa cidade. Além disso, contamos com a Arena Maracaju, recém inaugurada, tem sido palco de grandes eventos esportivos, tudo isso, faz nosso esporte crescer e se destacar ao nível de estado.” Explicou Erlei.

Sobre o Conselho Gestor do FAEAM - Fundo de Assistência ao Esporte Amador de Maracaju

O Conselho Gestor do FAEAM é composto por 07 (sete) membros, sendo 04 (quatro) indicados por entidades e poder público e 03 (três) eleitos na Assembleia Extraordinária composta por entidades sem fins lucrativos, técnico e atletas.

Os Indicados foram: 1) Prefeitura Municipal/Secretaria de Esportes Prof. Carlos Romeu da Silva Morelli; 2) Câmara de Vereadores de Maracaju Vereador Rener Barbosa Pache; 3) AMPEF – Associação Maracajuense dos Profissionais de Educação Física Prof. Odirlei Lange, Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Maracaju – COMEL Prof. Alexandre Junior de Souza.

Os eleitos na Assembleia representando as entidades: Roger Augusto Ziemann, Cleber dos Santos Pereira e Frantiesco da Silva Barbosa.

A posse dos novos Conselheiros será marcada logo após o decreto de nomeação realizado pelo Prefeito Marcos Calderan, para um mandato de dois anos até o dia 24 de março de 2025.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação ResponsávelTiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável.