05 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO
Maracaju firma nova parceria com o Sebrae para execução do Programa Cidade Empreendedora.
Iniciativa gera ações que fomentam novos negócios, focando especialmente no pequeno e médio empreendedor.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente vem a público informar que irá renovar a parceria com o Sebrae para a execução de mais uma etapa do Programa Cidade Empreendedora.

Com a adesão, Maracaju receberá o acompanhamento do Sebrae e sua equipe técnica para o desenvolvimento de ações que gerarão fomento à geração de emprego, renda e oportunidades de negócios para os maracajuenses do campo e da cidade.

No total, mais de 25 municípios formalizam a contratação do Sebrae para a execução do Cidade Empreendedora. O número abrange as cidades participantes de um novo ciclo do programa, o 2023/2024, e também, o formato “Expansão”, que oferece um novo pacote de soluções para municípios que já foram acompanhados no ciclo 2021/2022, e entram em uma nova fase de trabalho focada em uma agenda estratégica, por mais um período, até o ano que vem.

Segundo o Diretor-Superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ao atuar de forma conjunta com o poder público e lideranças locais, o programa traz resultados importantes para as cidades.

“Hoje realizamos um trabalho que é referência nacional no Sistema Sebrae. Para nós, o mais importante é que essa atuação foi aprovada pelas gestões participantes, tanto que a maioria quis permanecer como parceira do Sebrae por mais um ciclo e para isso, criamos o ‘Expansão’, com ações para dinamizar a economia e promover a competitividade dessas cidades, conforme o perfil de cada uma. Do pequeno município ao grande, cada um pode crescer e fazer a diferença na sua região. O Sebrae acredita nisso e está aqui para levar inovação e apoiar o desenvolvimento sustentável deles, para termos um Mato Grosso do Sul ainda mais forte”, pontuou Mendonça.

Para o Prefeito Marcos Calderan, ser o gestor de um município que conta com o apoio do Sebrae, proporciona passos mais rápidos rumo ao progresso, afinal o “Cidade Empreendedora” é modelo de boas ações e práticas que fomenta a geração de novos negócios.

“Para nós é motivo de extrema alegria renovar essa parceria, cada nova etapa, representa mais crescimento, progresso e apoio da equipe técnica do SEBRAE aos empreendedores do campo e da cidade de nossa cidade. Continuamos firmes no propósito de transformar nossa cidade e o apoio ao pequeno e médio empreendedor é fundamental para que isso se concretize.” Afirmou Marcos Calderan.

Cidade Empreendedora em MS

Onze municípios já são atendidos pela instituição no programa, compondo o ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. Com as novas adesões, juntamente à renovação da parceria pelas outras administrações municipais, no formato “Expansão”, o número aumenta para 37 cidades contempladas, o que representa 47% dos municípios do Estado.

O programa incentiva o desenvolvimento dos municípios a partir da implementação de etapas de trabalho como a criação de um plano de desenvolvimento econômico para a cidade; a desburocratização de processos para a abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção da cultura empreendedora e inovação; melhoria da Sala do Empreendedor e o estímulo ao desenvolvimento empresarial com a formação de lideranças que priorizem uma gestão pública empreendedora.

Fonte: Assessoria do SEBRAE