15 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO
Docentes da UEMS realizam visita técnica e conhecem projetos do Quilombo São Miguel.
Além disso, educadoras participaram da Palestra com Luciana Balbino do Programa Cidade Empreendedora.

A metodologia de trabalho desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente atraiu a atenção de Professoras Universitárias do Curso de Turismo da UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Convidadas pelo Coordenador do Departamento de Turismo, Rodrigo Olegário, estiveram presentes no último dia 10-05 as Professoras Rúbia Martins, Dores Grechi e Lara Brunelle tiveram a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas no Quilombo São Miguel, unindo o atendimento a pequenos produtores ao turismo cultural. As professoras foram recebidas por membros da comunidade que apresentaram a história local, os projetos que vêm desenvolvendo, bem como as produções locais.

“Para nós é motivo de alegria e orgulho, saber que o trabalho que está sendo desenvolvido, tem gerado frutos tanto para os moradores do Quilombo que tem comercializado sua produção, atraindo visitantes e gerando renda para a comunidade, quanto para a própria SEDEMA, afinal essas visitas enobrecem nosso trabalho, geram troca de ideias e, com certeza, todos acabam crescendo juntos.” Afirmou Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Esta é a primeira de outras ações que devem ocorrer, já que há um interesse da atual administração em fomentar o turismo local, com foco na cultura, gastronomia e área rural da cidade.

OUTRAS AÇÕES

No período noturno, as docentes participaram de um evento realizado no Sindicato Rural, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o SEBRAE. Este evento contou com a participação, na condição de palestrante, de Luciana Balbino, empreendedora escolhida pela revista Forbes como uma das 100 mulheres empreendedoras do agro no Brasil, que nesta oportunidade ministrou a palestra “Empreendedorismo rural: o protagonismo que transforma comunidades”.

Fonte: Assessoria / UEMS