Associação de Colecionadores de Maquinas Agrícolas Antigas de Maracaju- Ascomar foi fundada em 19/05/2005.
Nasceu da paixão de um imigrante holandês (Henricus Johannes Marinus Oomen) por tratores antigos que veio para Maracaju nos final dos anos 70, em Maracaju viu a oportunidade de se desenvolver na agricultura e iniciou o plantio. Em Dourados encontrou um trator antigo da marca Lanz Bulldog de origem alemã, comprou e restaurou o equipamento. Nos anos 80 comprou mais 4 (quatro) tratores. Pensando na conservação dos equipamentos conversou com os amigos para tentar convencê-los de colecionar e preservar os tratores, pois o mesmo tinha preocupação caso viesse a falecer e quem tomaria conta de todo esse patrimônio cultural, foram longos anos de conversa, ate que em 2001 conseguiram criar o museu e em 2005 fizeram a sua inauguração com 10 associados imigrantes holandeses e suíços.
O primeiro museu foi construído na fazenda do Max Bernhard Matter, que ofereceu o espaço e pinhos para construção, porem como o local ficava distante, a diretoria decidiu procurar o Sindicato Rural para tentar outro espaço para o museu, onde está o acervo atualmente e como o Johan Victor Baumgart (sogro do Max) doou madeira de pinho para construção o museu o homenageou batizando com o seu nome.
O acervo pertence a Associação de Colecionadores de Máquinas Antigas Agrícolas (Ascomar), composto por 40 peças entre: tratores, implementos e raridades que foram restaurados e outros doados. Dentre essas peças há 22 tratores e 7 máquinas agrícolas, sendo a máquina a vapor para serraria a peça mais antiga fabricada na Alemanha há 117 anos, trator a vapor de 1918 da marca Gronemeyer em Back, construído na Alemanha. O Unitrak UD12 de 1954 (Alemao). Modelo da Ford 600, fabricado nos EUA em 1955 e o Fiat 221R de origem italiana feito em 1962 e um modelo brasileiro o Deutz DM90 construído em 1950.
Atualmente o museu se mantem do arrendamento de uma terra doada por um dos associados já falecido, 5 tratores doados pelo mesmo e pelos demais sócios que mantem o museu vivo, metade das peças já são patrimônio do museu e as demais dos associados que a compõem, conforme nos relatou o tesoureiro e membro da Associação Adrianus Vosters.
Endereço: Parque de Exposições
Horário de funcionamento: não especificado
Entrada: Gratuita (mediante ao agendamento)
Telefone: 67 98432-2192