Programa SIMPAF continua sendo referencia nacional

dsc_4449

Os bons serviços desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente continuam sendo referencia para vários estados e municípios. O Simpaf Selo de Qualidade foi referência na Agricultura Familiar e Pequenos e Micros Empreendedores, pela simplicidade e desburocratização dos serviços prestados. Essa ação rendeu ao prefeito Maurílio Ferreira Azambuja o título nacional de Prefeito Empreendedor pelo Sebae.
Na manhã desta quarta feira (29), o prefeito Maurílio e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Renata Azambuja Silva Miranda recepcionaram dez prefeitos que vieram de Minas Gerais para conhecer o Programa. Todos os prefeitos são de municípios localizados na região mineira conhecida como Zona da Mata.
A recepção aconteceu no Conviver, que contou com a presença de vereadores e secretários municipais. Os visitantes conheceram na teoria como funciona o programa através de uma apresentação feita pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e sua equipe de trabalho. Da Inspeção, Médica Veterinária Andrea Figueredo Pedroso Viecili, Coordenadora do Serviço de Inspeção e Tiago Darci Pazza Corrêa, Veterinário e Fiscal de Inspeção do município. Os mineiros também conheceram um pouco da história de Maracaju, os investimentos feitos, e projeção de futuro. Apresentado pelo Secretário de Governo Frederico Felini.
No período da tarde foi a vez de conhecer o programa na pratica com visitas realizadas in loco em alguns dos estabelecimentos, onde visualizaram o processo de corte e fabricação da lingüiça; e na Indústria de Alimentos que fazem parte do programa.
Além do presidente da Câmara Helio Albarello que deu as boas vindas aos visitantes, o vice prefeito Joares Sanches também agradeceu a visita e empenho dos prefeitos em buscar novas alternativas de crescimento.
Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Renata Azambuja Silva Miranda, disse que o programa é sucesso pela capacidade técnica da equipe, e por saber colocar para o pequeno produtor que o Programa só quer beneficiar e ajudar. Com essas ações desenvolvidas eles melhorarem sua qualidade de vida.
O Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do médio Rio Pomba, prefeito de Miradouro, Almiro Marques de Lacerda Filho, disse que o programa desenvolvido aqui deixou os prefeitos encantados, e com alguns ajustes devido a regional tem tudo para dar certo. A região de onde eles vem o numero de pequenos produtores e ainda maior que Maracaju.
Para o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, ser exemplo positivo e gratificante, isso foi possível graças ao empenho da equipe. “ São 73 produtores cadastrados, e muitas vezes pegamos na mão deles, para realmente ajudar no primeiro passo. Acompanhamos do plantio até o consumidor final. Manter o pequeno produtor no campo, com dignidade, essa é a nossa meta”, disse Maurílio. Que destacou as parcerias realizadas, e principalmente a presença do Sebrae, MS nas ações de desenvolvimento.
A comitiva que passou o dia em Maracaju conhecendo o projeto são os prefeitos. Wagner Mol Guimaraes (Ponte Nova), José Antônio do Nascimento (Tiradentes), Walace Ferreira Pedroso (São Francisco da Glória), Abilio Peixoto Franchini (Fervedouro). Luiz Eneias de Oliveira (Olaria), Estevan Assis Barreiros (Goiânia), Geraldo Gomes de Souza (Lima Duarte), Almiro Marques Lacerda Filho (Miradouro) e Claudionor José Martins (São Sebastião da Vargem Alegre),
dsc_4586

Por: Paulo Roberto
Foto: Graci Sulzbach