Projeto Bioma do Cerrado

 
No dia 03 de outubro, estiveram reunidos em Vista Alegre, o Diretor do Departamento Agropecuário Eloar Castelaci, o Engenheiro Agrônomo Élio Kokehara e a Coordenadora de Projetos Rebéca Oliveira, na sede da AMCRIVA (Associação das Mulheres Criativas de Vista Alegre) para discutirem a implantação de um projeto do Sebrae, Bioma do Cerrado, com a finalidade de produzir artesanatos com palhas de milho, bagaço de cana , fibra de bananeira e outros, também a produção de alimentos como pães e bolos com frutos da região e muito mais.
Isso unirá grupos de agricultores familiares com atividades ligadas ao Bioma do Cerrado com ênfase em aplicação e resgate de atividades com os produtos do cerrado.
Com o Sebrae apoiando na organização da gestão do empreendimento para melhorias da qualidade de vida dos familiares, além de promover a sustentabilidade do meio ambiente como: Aproveitamento de água da chuva, energia solar, geração de poucos resíduos e aproveitamento dos mesmos.
Individualmente os agricultores receberão do Sebrae, consultoria para melhoria da gestão e processo de produção para as famílias obterem no final de um ciclo produtivo, renda com a comercialização dos produtos.
O Sebrae em parceria com a Prefeitura através do Departamento Agropecuário entra com apoio, registro de produtos, cursos, consultoria, comercialização, apresentação dos produtos, sustentabilidade e uso de produtos da região.
Esse projeto tem a duração de 2 anos, e está incluso o grupo da Comunidade Quilombola São Miguel.
Segundo o Diretor do Departamento Agropecuário Municipal Eloar Castelaci, essas ações de crescimento e atenção com os produtores da Agricultura Familiar, somando as demais ações que vêm sendo desenvolvidas junto as comunidades, trazem novas formas de produção, renda, conhecimento, apoio e informação ao pequeno produtor. Ele lembrou ainda que essas ações são uma determinação constante do Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja.