21 NOV 2016
Dia 18 de novembro dia do Conselheiro Tutelar

Hoje é comemorado em todo o Brasil o dia do Conselheiro Tutelar em Maracaju na manhã deste dia 18 de novembro; foram realizadas atividades em comemoração ao dia do Conselheiro Tutelar.A função de Conselheiro Tutelar foi criada em Julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Um Conselheiro Tutelar deve lutar pelos direitos das crianças e adolescentes da sua comunidade. Este cargo público implica exercer o papel de educador e orientador dos mais jovens, criando iniciativas que potenciem o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Deve ter um apurado sentido de ética e determinação para gerir conflitos que possam aparecer durante o seu trabalho. O primeiro conselho tutelar foi criado pelo ex-prefeito de Maringá no Paraná Ricardo Barros.

O encontro, realizado nas dependências do plenário da câmara municipal, contou a participação dos conselheiros de Maracaju e convidados. O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja disse da importância do Conselheiro, e o papel que ele realiza junto a sociedade, o prefeito lembrou também que foi parceiro e vai continuar com essa parceria.

A presidente do Conselho Tutelar de Maracaju, Leiza Karem, destacou o trabalho e as parcerias. “Este é um momento não de comemoração, mas de celebrar o trabalho dos conselheiros, uma função tão essencial. Reforçamos a importâncias das parcerias para efetivar esta atividade, em especial da Prefeitura de Maracaju e do Ministério Público”, falou a presidente.

Por: Paulo Roberto