07 NOV 2020
Novembro Azul, urologista lembra da importância do exame preventivo.
Na manhã deste sábado (7), primeiro sábado do mês do Novembro Azul 2020, com um público reduzido e com distanciamento acatando as determinações da saúde, o urologista Milton Garcia Leal Junior abordou várias questões relativas à saúde do homem, integrando as atividades da campanha “Novembro Azul” realizada pela Secretaria de Saúde de Maracaju.

Em linguagem simples, o médico destacou a importância dos exames de prevenção e passou diversas orientações ao público masculino. “No caso da próstata, há necessidade de fazer sempre os dois exames: PSA e toque. O toque ainda é um tabu para muitos homens, mas é preciso superar essa questão. É esse exame que permite ao médico identificar eventuais alterações na próstata. Quanto mais cedo descobrir a doença, melhor”, explicou.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Anualmente são mais de 13 mil mortes, sendo uma a cada 40 minutos. Por isso a prevenção é muito importante. Dr Milton Garcia, lembrou aos homens acima de 40 anos que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer um exame clínico completo.

Durante o mês foram liberados mil exames de PSA para homens acima de 40 anos que procuram uma unidade de saúde do município. A realização dos exames continua até o próximo dia 30.

Local: Secretaria de Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024