09 NOV 2020
Novembro contra o câncer

Neste mês de novembro aproveitando a Campanha do Novembro Azul que trata das doenças do homem especificamente do Câncer da próstata   A Secretaria Municipal da Saúde de MARACAJU, está promovendo também neste mês  de NOVEMBRO a campanha “PREVINA-SE CONTRA O CANCER BUCAL”.O objetivo dessa campanha é levar a comunidade o cuidado com a saúde bucal, a prevenção do câncer de boca e a conscientização do uso do tabaco e do álcool.

Será realizada capacitações para às equipes de saúde, bem como a distribuição de folders explicativos para a comunidade, palestras de orientação e exames nas unidades de saúde.

A secretaria lembra que durante todo este mês nas unidades de saúde será realizado o exame do câncer bucal os interessados devem procurar a unidade de saúde mais perto de sua residência nos horários das 7:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas.

Sinais e sintomas

O câncer bucal pode acometer qualquer região da boca, como lábios, língua e garganta, bem como nas glândulas salivares, faringe, laringe e seios da face.

Como a detecção prévia é essencial para combater essa doença.

Feridas, inchaços, nódulos ou manchas espessas em qualquer lugar em torno de sua boca ou garganta

Áreas com lesões vermelhas ou brancas na boca ou nos lábios

Sensação de presença de nódulos ou algo preso na sua garganta

Inchaços na gengiva que dificultam o uso de próteses dentárias

Dormência, dor ou sensibilidade em qualquer lugar da boca, incluindo a língua

Dor no ouvido, mas sem perda de audição

Dificuldade para mover sua mandíbula ou sua língua, ou para mastigar, engolir ou falar Dentes amolecidos sem uma causa odontológica aparente

Dor de garganta ou rouquidão prolongada

Possíveis causas

Embora a causa exata do câncer de boca não seja clara, há alguns fatores no estilo de vida que podem colocar a pessoa em risco de desenvolver essa doença. Qualquer tipo de tabaco – cigarros, charutos, cachimbos–O uso excessivo de álcool também aumenta a chance de desenvolver essa doença, o risco é ainda maior quando a pessoa consome ambos, tabaco e álcool.

Além desses elementos, a idade e os hábitos alimentares também podem aumentar o risco.

Local: Secretaria de Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024