23 AGO 2022
SAÚDE
Com apoio da Prefeitura de Maracaju, Secretaria Municipal de Saúde realiza visita técnica em municípios do Paraná para conhecer Projetos de Intervenção Precoce.

A visita técnica ocorreu entre os dias 08 à 12 de agosto nos municípios de Londrina e Rolândia

A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Saúde, tem cada vez mais buscado capacitar profissionais e despertar a atenção da população e dos servidores, para a necessidade da intervenção precoce principalmente nos casos onde são identificados sinais de risco para o desenvolvimento infantil.

Nesse sentido, a Psicóloga Paula de Souza Kuendig Brites, esteve entre os dias 08 à 12 de agosto em visita técnica no município de Londrina e Rolândia a fim de conhecer o trabalho lá desenvolvido, já consolidado e premiado pela eficácia e importância no contexto da atenção primária.

Conhecer práticas nacionalmente reconhecidas na intervenção precoce e seus resultados positivos, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo com nossas crianças. É urgente pensarmos em políticas públicas eficientes que acompanhem as gestantes e os bebês de risco.” afirma o Secretário de Saúde, Thiago Caminha.

Em Londrina a visita contemplou espaços públicos e privados conveniados das áreas da saúde e educação onde há mais de dez anos são desenvolvidos projetos de capacitação e atendimento de gestantes e bebês de risco como, por exemplo, o Espaço Escuta, a Super Creche CMEI Valeria Veronesi e em Rolândia, o Centro de Especialidades Médicas, a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Básica de Saúde Aurora da Silva Tomaz e no Núcleo de Apoio à Gestante e ao Desenvolvimento da Criança (NAGDC) de Rolândia onde foi possível conhecer o trabalho de Prevenção em saúde mental e intervenção com grupos de gestante de risco, bem como na Unidade de Coleta e Aleitamento Materno e Orientação de Rolândia.

Na oportunidade, a visita foi acompanhada por Psicólogos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Médicos, Técnicos de Enfermagem, gestores municipais e estaduais, que se colocaram à disposição para trazer aos servidores de Maracaju a possibilidade de realizar capacitação e multiplicação dos projetos já existentes.

Fonte: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável